Segundo as definições e as origens das duas palavras, entende-se como relação entre os dois conceitos que o lugar é o espaço ocupado, ou seja, habitado, uma vez que uma de suas definições sugere sentido de povoado, região e país.
Conceito para projeto arquitetônico: como desenvolver ideias
A regionalização dos estudos geográficos é importante para a identificação de uma ou mais áreas territoriais. Nesta direção, a identificação da região é disponibilizada em mapas físicos e virtuais. Na realidade, a região faz referência à localização de um determinado território.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. A regionalização pode favorecer o desenvolvimento.
Para dividir o território em partes e administrá-lo melhor. Numa cidade, pode existir as seguintes regiões: central, residencial, industrial, ambiental e rural. Para cada uma destas, o governo desta cidade estabelecerá metas próprias para cada uma.