E a linearidade temporal partida, característica relevante da obra, em virtude da memória falha do narrador, acarreta o uso constante de analepses e prolepses, cuja intenção é a de fazer com que o leitor compreenda e faça a ligação do uso desses recursos com as lembranças confusas do seu narrador.
substantivo masculino Condição da fêmea que pariu ou vai parir pela primeira vez; estado característica de primípara: a primiparidade dos mamíferos.
A maioria das mulheres diagnosticadas com câncer de mama não tem fatores de risco conhecidos, exceto ser mulher e envelhecer. Todas as mulheres estão em risco. Uma vez que as causas do câncer de mama não são ainda totalmente conhecidas, não há como preveni-lo.
Mas muitos cânceres estão ligados a fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, excesso de peso, dieta pouco saudável, ausência de atividade física e alcoolismo.
Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) 1 3 4.
Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.
Pelo fato desses hormônios estimularem as células mamárias durante todos esses anos e do câncer de mama ser um tumor predominantemente feminino, pesquisadores começaram a investigar e descobriram que existe sim relação entre esses hormônios e o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente o estrogênio.
Detecção precoce do câncer de mama
Os nódulos mamários podem aparecer em qualquer fase da vida. “O fibroadenoma, que é o tumor benigno mais frequente, é mais comum em mulheres jovens com idades entre 20 e 50 anos. Eles tendem a aumentar de volume quando a mulher engravida e a regredir na menopausa”, explica Arn.