- depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa. - depois de sílaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados). - depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados). - palavras de origem indígena e africana: xavante, xangô.
Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO, Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER, Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR.
Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
Esse dígrafo ocorre maioritariamente na conjugação de alguns verbos, como crescer, nascer e descer. SÇ é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal, equivalente a /s/....Lista de palavras com SÇ
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
A sequência xc é um dígrafo quando seguida das vogais e ou i, assumindo o valor fonético SS. É um encontro consonantal quando seguida das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l....Palavras com XC (dígrafo)
As letras LH são dígrafos. Dígrafos são duas letras que representam um só fonema. Na escrita há muitos registros de palavras com LH. Entretanto, é muito comum que crianças, jovens e adultos as confundam com LI quando vão escrever.
O que é dígrafo?
Dígrafo Consonantal Encontro de duas letras que representam um fonema consonantal. Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu.
Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
5) Qual palavra abaixo apresenta um encontro consonantal: a) chave.
Resposta: 2 encontros,RT, BR.
Separam-se, obviamente, os encontros consonantais separáveis, obedecendo-se ao princípio da silabação: ab-do-me, sub-ma-ri-no, sub-lin-gual, sub-lo-car, ab-so-lu-to, in-fec-ção, téc-ni-co, ad-je-ti-vo, ad-mi-rar, af-ta, of-tal-mo-lo-gis-ta, e-nig-ma, dig-no, de-cep-ção, ap-ti-dão, e-clip-se, subs-tân-cia, abs-tra-to, ...
Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.
pra-to = há encontro consonantal na primeira sílaba (pr).
Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras: ... palavra (pa-la-vra);
Resposta. Primo é encontro consonantal.
Resposta: