Criptógamas é um termo taxonomicamente obsoleto utilizado para referir-se às plantas (no sentido abrangente) que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos.
· Cormófitas = plantas que possuem órgãos vegetativos (raiz, caule e folha) bem desenvolvidos.
Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes. Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal.
adaptações das briófitas no ambiente terrestre: - para evitar a perda de água por evaporação , estas plantas desenvolveram um revestimento protetor sobre a epiderme chamado cutícula. - para se fixar no substrato, estas plantas desenvolveram estruturas chamadas de rizoides que desempenham esta função.
As briófitas possuem ciclo de vida marcado pela alternância de gerações, com formas diploides e haploides. São na maioria, terrestres, vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados, de pequeno forte, e há ausência de vasos condutores.
A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura.