Geralmente quando uma pessoa se encontra nessa condição, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.
Hipotermia é definida como uma redução na temperatura central abaixo de 35ºC sendo considerada hipotermia severa uma temperatura central menor que 30ºC.
Muitas vezes, a hipotermia é considerada uma lesão provocada pelo frio, pois pode ser causada ou piorada por exposição a ambientes frios. Estar em um ambiente muito frio, ter certas doenças ou estar incapaz de se mover aumentam o risco de danos causados pela hipotermia.
A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de resfriamento mecânico do corpo. Dentre os métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.
Abaixo, seguem algumas dicas que você deve saber para prevenir a hipertermia hoje:
O fenômeno geralmente é causado por uma extensa exposição ao frio, à chuva, ao vento, à neve ou ainda à água fria. A hipertermia seria, dessa forma, a longa exposição a altas temperaturas, provocando um aumento na temperatura central do organismo.
Conforme especialistas, quando as pessoas ficam expostas ao frio durante um longo tempo podem sofrer sérios danos à saúde, e, em casos mais extremos, podem entrar em coma ou até mesmo morrer de hipotermia, devido à redução severa da temperatura normal do corpo.
“A uma temperatura de 10ºC, já bastante agressiva ao corpo humano, esse processo pode levar cerca de cinco horas para acontecer – isso se a pessoa estiver bem nutrida e agasalhada – infelizmente, esse não costuma ser o caso da maioria das pessoas que morrem nessas condições: em geral são moradores de rua”, diz Mauro.
Como o calor é extremo, nem só a água protege o corpo de efeitos nocivos. Frutas, sucos e bebidas isotônicas também podem evitar problemas. Atividades físicas ao ar livre entre 10h e 15h, nem pensar!
Uma temperatura axilar acima de 37,8°C, que pode ocorrer como reação a uma infecção , é considerada febre . Outros fatores que podem elevar a temperatura do corpo são medicamentos como os antibióticos, narcóticos, barbitúricos, anti-histamínicos e outros.