Os Integralistas eram aqueles que aderiam ao modelo político-ideológico da AIB (Ação Integralista Brasileira), enquanto que os Aliancistas eram os adeptos do modelo da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.
Defendia o regresso a uma monarquia tradicional, nacionalista e antiparlamentar, na qual o monarca seria o chefe de Estado e concentraria em si as funções governativas e executivas. O termo integralismo também tem sido utilizado para se referir aos fundamentalismos protestantes e/ou islâmicos.
AIB era a sigla do movimento político Ação Integralista Brasileira, também conhecido como Integralismo. ... Seu principal teórico foi o político e pensador Plínio Salgado. Os integralistas defendiam um nacionalismo radical e o fortalecimento do poder do Estado, sob o lema "Deus, Pátria e Família".
Entre as principais idéias defendidas pelos integralistas, podemos destacar o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo, a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político.
Resposta: Entre as principais idéias defendidas pelos integralistas, podemos destacar o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo, a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político.
Plínio Salgado (São Bento do Sapucaí, 22 de janeiro de 1895 — São Paulo, 8 de dezembro de 1975) foi um escritor, jornalista, poeta, historiador, teólogo e político conservador brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios ...
8 de dezembro de 1975
São Bento do Sapucaí, São Paulo, Brasil
Ofereciam forte oposição ao liberalismo, anarquismo e comunismo, chegando inclusive a confrontos físicos com seus simpatizantes. Os grupos organizados e partidos políticos integralistas foram perseguidos e extintos pelo governo Vargas.
Fundado em 1932, o Integralismo foi um movimento de inspiração fascista surgido no Brasil, tendo por principal líder o jornalista Plínio Salgado. ... A pretensão era apresentar uma unidade da população brasileira dentro do território, principalmente como uma contraposição à divisão da sociedade em classes.
O integralismo surge no Brasil como um movimento partidário de extrema-direita, de cunho fascista, nacionalista e autoritário, que se opunha ao comunismo. ... Ambos utilizariam como ferramenta o fim de seus opositores e aproximação com regimes autoritários, mesmo sendo o comunismo um regime de esquerda.
Segundo os integralistas, seria um vocábulo de origem tupi, que servia como saudação entre os indígenas e de brado. É uma palavra com conteúdo afetivo que significa "você é meu irmão". Foi incorporada como saudação oficial entre os integrantes do Movimento Integralista.
Esta confluência de influências corporificou-se na pessoa de seu principal líder, Luís Carlos Prestes, capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo, que dirigiu o levante - à revelia da liderança formal do Partido Comunista Brasileiro, e em articulação direta com a direção da Internacional ...
Resumo sobre a Intentona Comunista A Intentona Comunista foi um levante armado organizado pelos comunistas, em 1935, para derrubar Getúlio Vargas do poder. ... A intentona foi derrotada pelas tropas federais. O conflito entre comunistas e integralistas fez com que Vargas decretasse a ditadura do Estado Novo.
A 27 de novembro estourava no Rio de Janeiro a rebelião que ficou conhecida como “Intentona Comunista”.
Em março de 1935 foi criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política cujo presidente de honra era o líder comunista Luís Carlos Prestes. ... O primeiro levante militar foi deflagrado no dia 23 de novembro de 1935, na cidade de Natal. No dia seguinte, outra sublevação militar ocorreu em Recife.
Eventos. Janeiro - Lido na Câmara Federal o Primeiro Manifesto da Aliança Nacional Libertadora. Abril - Luís Carlos Prestes retorna da União Soviética, incumbido pelo Comintern, de instaurar um governo nacional-revolucionário no Brasil. ... Getúlio Vargas declara a ANL ilegal.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
Partidos comunistas actuais Brasil - PCO (Partido da Causa Operária), Partido Comunista do Brasil, Partido Comunista Brasileiro, Partido Comunista Revolucionário, Partido Pátria Livre, Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil.