Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio. Transportes em bloco: quando a células transferem grande quantidade de substâncias para dentro ou para fora do meio intracelular.
Um processo chamado osmose: a água vai do meio mais concentrado para o meio menos concentrado para igualar as concentrações, ou seja, ela vai a FAVOR do gradiente de concentração. No final, uma parte da bacia terá mais volume do que a outra, mas q quantidade de sal por mol de água será igual.
"A DIFERENÇA DE CONCENTRAÇÃO ENTRE OS DOIS LADOS DE UMA MEMBRANA PLASMÁTICA." Conclusão minha: se algo é a FAVOR do gradiente de concentração, isso significa que é a FAVOR da DIFERENÇA de concentração, ou seja, pela MANUTENÇÃO dessa diferença.
Para mover substâncias contra um gradiente de concentração ou eletroquímico, uma célula precisa gastar energia. Os mecanismos de transporte ativo fazem exatamente isto, despendendo energia (muitas vezes na forma de ATP) para manter a concentração certa de íons e moléculas nas células vivas.
Transporte Ativo
Verificado por especialistas 1) O soro caseiro é mais eficaz do que a água porque sua composição (água, sacarose e cloreto de sódio) simula o líquido interno do nosso corpo. Só beber água não é suficiente, pois ela é excretada pelo trato gastrintestinal logo após sua ingestão.