O Orfismo foi o movimento literário que inaugurou o modernismo em Portugal. Entre seus fundadores, estão os poetas Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. O que é propriamente revista em sua essência de vida e cotidiano, deixa-o de ser ORPHEU, para melhor se engalanar do seu título e propôr-se.
Orfismo, mais raramente orficismo, é o nome dado a um conjunto de crenças e práticas religiosas originárias do mundo grego helenista, bem como pelos trácios, associada com a literatura atribuída ao poeta mítico Orfeu, que desceu ao Hades (deus do mundo inferior e dos mortos) e voltou.
Significado de Órfico adjetivo Relativo a Orfeu. Diz-se dos dogmas, mistérios, princípios e poemas filosóficos atribuídos a Orfeu.
Os órficos acreditavam que, após a morte, passariam a eternidade ao lado de Orfeu e outros heróis. Os não iniciados (amyetri), eles acreditavam, seriam reencarnados indefinidamente.
O DUALISMO DO SER ÓRFICO NA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS A problemática levantada neste trabalho se refere a como a representação da alma unida ao corpo, encontrada em escritos paulinistas, apresenta indícios de contatos com fundamentos órficos no berço do cristianismo.