Como agir quando o filhote estiver chorando?
Segundo pesquisas realizadas, os cães usam seus sentidos para compreender como os humanos se sentem. De acordo com um estudo realizado na Hungria, por exemplo, os cientistas descobriram que os cachorros conseguem, ao escutar sons de choro e risada de seres humanos, diferenciar essas emoções e como nos sentimos.
Emoções do cachorro: alegria ou excitação As orelhas podem estar eretas ou achatadas ou alternar rapidamente entre as duas. A cauda pode ser mantida alta ou em posição solta e natural. A boca relaxada ou aberta pode parecer um pouco sorridente. A boca suave ou ainda mais intensa é comum.
Você sabe por que os cachorros lambem nessas situações? Geralmente é para chamar a atenção de seu dono, principalmente quando está carente. Por saberem que associamos as lambidas ao amor, eles repetem esse ato para pedir carinho.
Ao nascer, filhotes de cachorro lambem a boca da mãe como forma de pedir comida. Um cachorro ansioso pode adquirir o hábito de lamber as patas compulsivamente para aliviar o estresse. Isso sem contar o fato de que as lambidas também são uma forma que os cães têm de explorar o mundo, ao sentir o gosto das coisas.
Perto dos dezesseis dias de vida, o reflexo anogenital deixe de existir e o filhote já urina e defeca por conta própria, não sendo mais necessária a ajuda da mãe, embora ela continue a ingerir os dejetos até umas cinco semanas para a urina, e umas nove semanas para as fezes.
Para quem não quer manter o cachorro fechado, o especialista sugere acompanhar os horários em que o cachorro está mais propenso a fazer xixi e cocô, ou seja, 15 a 30 minutos depois das refeições.