A força é proporcional à massa do planeta e a massa do Sol; A força é inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses dois corpos celestes.
A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido.
Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais. As grandezas vetoriais são representadas por vetores. Vetor é um ente matemático caracterizado por possuir um sentido, uma direção e um módulo (intensidade).
Em matemática, física e informática, uma grandeza escalar é definida por ser composta por um único valor numérico, associado a uma unidade de medida, para caracterizar uma grandeza física. ... Grandezas como comprimento, massa e tempo são três exemplos de grandezas escalares.
Entenda as diferenças entre grandezas escalares e vetoriais A vetorial possui módulo, direção e sentido. Assunto comum nas provas de física, a grandeza escalar se difere da grandeza vetorial por ter apenas um módulo (número), enquanto a vetorial tem módulo, direção e sentido.
Força e aceleração são exemplos de grandezas vetoriais. Massa e empuxo são exemplos de grandezas escalares. Pedro: As vetoriais têm duas características: módulo e direção. As escalares possuem apenas valor numérico.
A temperatura é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A temperatura da sala de aula é 27 ºC. O volume é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade.
Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.