Os berberes (que chamam a si próprios Imazighen, que significa "homens livres" ou "homens nobres"; singular Amazigh) referem-se ao conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes, da família de línguas afro-asiáticas.
África
Costumam viver em tendas (imahan). São habitualmente monogâmicos, mas homens que viajam por um longo tempo podem ter concubinas de castas inferiores.
A grande maioria das tendas tuaregue é elaborada com uma trama curva de canas recoberta por peles de cabra ou esteiras de fibra de palma, sobrepostas. O corpo delas é facilmente desmontável e pode ser transportado por camelo. Quando uma mulher se casa, sua família faz uma tenda para ela.
Em sua maioria, os tuaregues vivem em tendas (imahan) e praticam a monogamia, embora um homem que faça uma longa viagem possa ter concubinas de castas inferiores. ... Possuem autoridade no acampamento, pois os homens estão frequentemente ausentes, cumprindo suas atividades como pastores comerciantes ou guerreiros.
No que diz respeito aos costumes religiosos, os tuaregues adotam hoje o Islã, sendo semelhantes, culturalmente, aos povos da Arábia Saudita, Congo e Paquistão. No que diz respeito a base da economia - o comércio -, os tuaregues são semelhantes historicamente a povos mercantis, como os portugueses e holandeses.
Resposta. As condiçoes no deserto do saara e o modo em que vivem faz jus à região que habitam, em tese inóspita e hostil à ocupação humana. Usam roupas longas e largas para protegerem o corpo do sol e o ar circular. Essas túnicas longas também são ajudam a proteger do frio noturno.
tamaxeque
Povos do Deserto do Saara
A falta d'água e o clima instável faz com que a vida nesses locais seja complicada. ... Além do clima altamente seco e da água escassa, as mudanças de temperatura são enormes: de dia, o calor é de rachar, acima dos 40 ºC; de noite, faz frio abaixo de zero.
O oásis é considerado uma porção de água isolada encontrada no meio dos desertos. Sua importância decorre da função estratégica de descanso e do abastecimento de água às rotas de comércio e caravanas que cruzam os desertos. ...
O oásis surge quando, em uma determinada região do deserto, o lençol freático está mais próximo à superfície. Um dos principais motivos para a água aparecer é o desgaste do solo causado pelo vento. As fortes ventanias podem mover até 260 milhões de toneladas de areia por ano.