Congruência de figuras geométricas: casos em que figuras distintas possuem medidas iguais, mas não são iguais entre si. Figuras congruentes são aquelas que possuem lados e ângulos correspondentes com medidas iguais.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
Sendo que, lados homólogos são os dois lados que são opostos a ângulos iguais, cada um em um triângulo. Além disso, a notação para dois triângulos semelhantes é o símbolo “~”. A razão k é chamada de razão de semelhança. Observe que se k for igual a 1, então os dois triângulos são congruentes.
Os casos de congruência de triângulos são:
triângulo isósceles
Sendo assim a alternativa correta é a A, LLL, LAL, ALA, LAAo....Existem 4 casos de congruência de triângulos, são eles:
Resposta. Resposta: LETRA A ACABEI DE FAZER E ESTA CERTO!
A vantagem dos casos de congruência de triângulos consiste na não necessidade de se provar os seis critérios, a fim de concluir que eles são côngruos.
Para os triângulos a regra é a mesma. Dois triângulos são semelhantes caso três ângulos correspondentes sejam congruentes e 3 lados correspondentes possuam a mesma razão de proporcionalidade. Porém, é possível verificar a semelhança nos triângulos de uma forma mais simples.
1º caso: Os três lados são respectivamente congruentes. 2º caso: Dois lados congruentes (mesma medida) e o ângulo formado por eles também congruente. 3º caso: dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles congruente.
Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são semelhantes quando guardam uma proporção entre eles, ou melhor quando os ângulos e os lados do primeiro triângulo estão em correspondência com os ângulos e lados do segundo triângulo, de tal forma que seus ângulos sejam iguais e os lados do primeiro triângulo sejam ...
Existem três casos que asseguram a semelhança entre os triângulos: 1º LLL – Lado, lado e lado. ... Esse caso nos diz que se dois triângulos possuem dois ângulos iguais, eles serão semelhantes. A imagem mostra que ambos possuem um ângulo de e como trata-se de um triângulo retângulo, os dois também possuem um ângulo de .
Resposta. Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. ... A razão de semelhança será k = 2. Podemos dizer que o triângulo ABC é 2 vezes maior que DEF ou que DEF é duas vezes menor que ABC.
História da Semelhança de Triângulos. Cerca de seiscentos anos antes de Cristo, no Egito, foi que se teve a primeira aplicação da Semelhança de Triângulos. A pedido de um mensageiro do faraó, Tales de Mileto - considerado um dos sete sábios da antiguidade clássica – calculou a altura da pirâmide de Quéops.
(UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em: a) convergência adaptativa. ... Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.
A convergência adaptativa ocorre quando duas estruturas semelhantes evoluíram independentemente de estruturas ancestrais diferentes e por processos de desenvolvimento muito diferentes. Um exemplo de convergência adaptativa são as asas de morcegos em comparação com as asas de pássaros.
Resposta. Explicação: Quando uma estrutura se apresenta semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
Resposta. Convergência adaptativa é quando os seres não possuem os mesmos ancestrais, mas desenvolvem estruturas que têm a mesma função, devido ao mesmo tipo de adaptação que suas espécies tiveram por viver em um meio comum.
Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de: ... Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução: a) Fósseis.
1 Qualidade ou caráter daquilo que é evidente, incontestável, que todos veem ou podem ver e verificar e que não deixa dúvidas. 2 Algo que prova a existência de algo com certa probabilidade; indício, sinal: O sangue na roupa é a evidência do crime.
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.
EVIDÊNCIAS PALEONTOLÓGICAS Ao estudar os fósseis, deve-se observar que os seres vivos que habitaram a Terra modificaram-se e que algumas espécies foram substituídas por outras. ... Outras vezes, encontram-se fósseis de formas intermediárias entre dois grupos de seres vivos.
A esses restos e vestígios denominamos de fosséis (fossilis = extraído da terra). Assim sendo, o paleontólogo, é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências fornecidas pelos fósseis e pelas rochas. ... Atualmente, a Paleontologia preocupa-se também com a conservação do patrimônio fossilífero.