O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição.
A maioria só faz mal se for preparada de um jeito errado ou ingerida em quantidades absurdas.
Envenenamento por arseniato Assim, a glicólise ocorre, mas a molécula de ATP que seria gerada a partir de 1,3-bisfosfoglicerato perde-se - o arseniato é uma desacoplador da glicólise, o que explica a sua toxicidade.
O tálio (do grego "thallós", "ramo verde") é um elemento químico de símbolo Tl, de número atômico 81 (81 prótons e 81 elétrons) que apresenta massa atómica 204,4 u. ... O tálio é altamente tóxico, por isso era usado como produto para matar ratos e insetos.
Os metais pesados que apresentam os maiores riscos ambientais devido ao seu intenso uso industrial são: Mercúrio (Hg), Chumbo (Pb), Cromo (Cr), Cádmio (Cd) e Arsênio (As). ... Trata-se de um dos mais perigosos entre os metais pesados, acometendo principalmente os sistemas nervosos central e periférico, medula óssea e rins.
Muitos elementos químicos, encontrados na natureza, como mercúrio, arsênio e chumbo, são tóxicos ao organismo e podem causar doenças. Na maioria dos casos, eles inativam moléculas e proteínas, alterando o funcionamento normal do corpo.