Encontrando o acorde no teclado Ou podemos pensar que, o fá sustenido é a primeira tecla na sequência de três teclas pretas. A próxima nota é o Lá. O Lá é o terceiro grau do acorde. No teclado a nota Lá é a tecla branca entre a nota Sol e a nota Si.
Enquanto o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas! ... Aliás, no Ukulele, o som é mais suave e delicado. Já no cavaquinho o som é bem mais forte, com bastante volume!
Marcas de encordoamento para cavaquinho São Gonçalo – Em minha opinião tem ótimo custo benefício, com boa sonoridade e durabilidade além de bom preço. Giannini Cobra – Boa sonoridade e durabilidade. Giannini acústico – Bom som e durabilidade mas acho inferior a série Cobra.
Não existe um tipo de corda certa para cada ritmo, mas pode-se conseguir um som diferente com cordas de diversas espessuras (ou calibre). Se você gosta de um som mais grave, compre cordas com mais grossas. ... Muita gente gosta de usar as cordas do violão no cavaco ou no banjo, usando as quatro primeiras cordas do violão.
O Cavaquinho é uma pequena guitarra de quatro cordas, de origem moura, e tessitura de apenas duas oitavas. Sua afinação estabelece uma tríade de sol maior (ré 293,6 hertz, sol 392 hertz, si 493,8 hertz, ré 587,2 hertz– de um som grave para um som agudo).
A altura das cordas ao 1º trasto deve ser por isso pouco maior que a espessura de duas ou três folhas de papel (usando as folhas dos "post-it" como referência). A altura ao 12º trasto deve ser qualquer coisa como a espessura de entre 15 e 20 folhas de papel (usando a mesma referência).
Para diminuir a ação do violão na pestana, você pode usar limas específicas para isso. Elas têm as medidas precisas correspondentes à espessura de cada corda. Portanto, você precisará de seis no total. O conjunto de limas pode ser comprado na Internet e em lojas de instrumentos musicais.
A quantidade de cordas, de fato, é uma das diferenças: enquanto o baixo possui 4 cordas a guitarra possui 6, no entanto, há variações de baixos com 5 e 6 cordas também.