EQST

O Que A Psicologia Diz Sobre Constelaço Familiar?

O que a psicologia diz sobre constelação familiar?

Na constelação familiar a pessoa expõe a situação ao psicólogo, como um problema com o filho, por exemplo. Então o profissional se centrará em informações importantes a respeito do entorno familiar,como doenças graves, mortes precoces, suicídios, casamentos, separações, número de irmãos e filhos, entre outros.

Como Bert Hellinger explica o que é constelação familiar?

Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.

Quais os efeitos da constelação familiar?

Na Constelação acontece ou pode acontecer algo semelhante a nível emocional. Você pode se sentir cansado(a) por uma semana ou pouco mais. Alguns sentimentos que não estavam conscientes podem surgir. Você pode chorar muito, sentir mágoa, tristezas, raiva, medo, entre outros.

O que significa constelação na psicologia?

A constelação é uma técnica utilizada para a solução ou ampliação de uma questão, ou seja, quando a pessoa a procura, todo o grupo envolvido no problema é trabalhado e, com isso, todos têm um retorno positivo no seu cotidiano. Neste caso, ocorre uma mudança dentro do todo e não somente em quem foi trabalhado.

O que é método constelação?

Constelação familiar: o que é o método que promete curar traumas familiares. ... É um método terapêutico que tem crescido e pretende ajudar na compreensão de problemas que acontecem em diferentes áreas da vida --seja na família, relacionamentos amorosos ou até no trabalho.

Como funciona a constelação familiar?

Constelação familiar é uma técnica ou um método terapêutico, desenvolvido pelo Alemão Bert Hellinger, depois de ter realizado um trabalho durante 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul. ... Então, ele escolhe alguém para representar um ou mais membros da sua família.

O que é ser Consteladora?

Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos.

O que é Constelação Sistêmica individual?

No atendimento individual da Constelação Familiar Sistêmica o trabalho terapêutico irá ajudar o cliente a trazer consciência dos sentimentos envolvidos em relação a um problema e também às possíveis ligações energéticas existentes com seu sistema familiar que mantém viva e presente uma situação problemática ou padrões ...

O quê constelar primeiro?

O tema para constelar No início do trabalho, há uma pequena conversa entre o facilitador e o cliente. Não é necessário que o cliente repasse muita informação: esse momento é apenas uma oportunidade para o cliente se conectar com sua questão e o facilitador se conectar com o cliente e o que ele traz para o trabalho.

Como escolher o quê constelar?

Como escolher um tema para constelar?

  1. Família de Origem (a família em que você nasceu):
  2. Família atual (casamento, filhos):
  3. Relacionamento amoroso.
  4. Trabalho e Carreira.
  5. Prosperidade e Finanças.
  6. Questões emocionais.
  7. Saúde.

O que fazer depois de constelar?

É normal depois de constelar, querermos racionalizar e questionar o que foi visto, e isso enfraquece o seu campo, principalmente se você tentar explicar isso para alguém que não entende, não sentiu e não viu, e com certeza vai fazer sua interpretação e mais, vai dar opinião sobre aquilo que ela não sabe.

Quantas vezes posso constelar?

Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de um ano. Por esta razão, orienta-se a não constelar duas vezes o mesmo assunto, a não ser que tenham surgido, depois de um tempo considerável, novos fatos relevantes relacionados ao assunto inicialmente constelado.

Quais temas posso constelar?

Família de Origem (nascimento)

  • Minha relação com meus pai.
  • Minha relação com meus irmãos.
  • Problemas de herança (dos pais ou avós.
  • Tenho irmãos perdidos (mortos)
  • Avô ou avó no lugar dos meus pais. ...
  • Minha relação com marido/esposa/cônjuge/ex.
  • Minha relação com meus filhos.
  • Tive aborto ou filhos que morreram.

Como funciona a constelação com bonecos?

Esses bonecos são criados para representar a família da pessoa constelada individualmente. Por isso, os kits de constelação com bonecos são preenchidos por figuras de homens, mulheres e crianças de diversas idades, para representar pai, filho, avô etc.

Como fazer Constelação Familiar sozinho?

Considerações finais sobre como fazer constelação familiar sozinho. É preciso valorizar a formação do profissional e sua preocupação em ajudar os outros com as informações que possui. Sendo assim, use o trabalho dele de base para se olhar, mas retribua corretamente a demanda.

Quem pode ser um Constelador familiar?

Qualquer pessoa pode ser um constelador familiar. Embora a terapia tenha sido criada com o intuito de ajudar círculos familiares e outros campos a resolverem conflitos, ela é bastante democrática. Isso se aplica na formação do terapeuta, visto que não há requisitos quanto a isso.