"Quando comparada à nutrição tradicional, a funcional é um método um pouco diferente, pois trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada um, sendo mais abrangente do que apenas estabelecer planejamentos alimentares baseados em contagem de calorias.
Nutrição preventiva é o acompanhamento que o nutrólogo oferece para, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, prevenir doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais, do sistema digestório, diabetes, obesidade e câncer.
Na nutrição funcional, o indivíduo terá sempre sua dieta ou orientação direcionada ao centro da sua queixa ou doença. Quando falamos de nutrição esportiva, o papel é obter estratégias e metas para que os atletas alcancem seus objetivos.
De maneira simples, podemos dizer que nutrição esportiva é a área que estuda a relação entre alimentação e prática de esporte. Seja por atletas profissionais e amadores ou praticantes de atividades físicas. Trata-se da aplicação dos conhecimentos de nutrição, fisiologia e bioquímica na prática de exercícios.
A nutrição esportiva tem como função proteger a saúde de quem pratica a atividade física nesses momentos. Durante a fase de treinos, o atleta precisa seguir um plano alimentar que forneça energia necessária para o esforço envolvido.
Pense o cardápio, mas também os horários das refeições. Além de pensar o que comer é importante saber quando comer. Por isso, o ideal é que as refeições sejam feitas sempre no mesmo horário. Além disso, uma boa nutrição esportiva, pede que o atleta não fique mais de 5 horas sem comer ou beber nada.
Confira os principais suplementos alimentares!
Tipos de suplementos alimentares
Proteínas, aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais: os diversos tipos de suplementos alimentares são excelentes alternativas que nos auxiliam a complementar todas as necessidades que nosso organismo possui para ser saudável.
“Os suplementos funcionam como um complemento da alimentação. Na maioria dos casos, são indicados para pessoas que apresentam uma carência muito grande de determinado nutriente”, explica a nutricionista Camila Garcia, da equipe do setor de Nutrição Preventiva do Hospital do Coração, de São Paulo.
São compostos por proteínas e alta concentração de carboidratos, algumas marcas possuem aminoácidos na sua composição, vitaminas e sais minerais. Ele funciona da seguinte maneira: o carboidrato fornecido por esse suplemento é utilizado como fonte de energia durante o treino.