A Hidrogeologia é um ramo das Geociências que estuda a água subterrânea e sua relação com o ambiente geológico. Esta área foca na investigação da movimentação das águas subterrâneas, seu volume, distribuição e qualidade.
A ciência analisa as principais formas como a água se apresenta na superfície ou subterrâneo. A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta. Portanto rios, lagos, águas subterrâneas, correntes marítimas, geleiras, oceanos e mares são objetos de estudo desse segmento.
Córrego — corpo d'água de pequeno porte menor que um riacho que desagua no mar ou num corpo hídrico. Torrente — curso de água especial pois é caracterizado pelo sua impetuosidade e desnível.
Resposta. Resposta: Afluente: também conhecido como tributário, são rios e cursos d'água de menor fluxo que desaguam nos rios principais. Rio principal: é onde os afluentes desaguam e por causa disso possui o maior fluxo de água em uma bacia hidrográfica.
O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água, que são estruturas do relevo, como morros, serras, chapadas ou picos, que definem o padrão de drenagem das águas da chuva ou nascentes, ou seja, determinam por meio da topografia para onde essas águas escoarão.
Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
A nascente de um rio, como seu nome indica, é o local em que o rio nasce, onde as águas subterrâneas alcançam a superfície e formam o leito dos rios. O abastecimento de água em um rio se dá pela água vinda das nascentes do próprio rio, pela água da chuva e pelos seus afluentes.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
Resposta. Explicação: Geralmente, um rio é abastecido por uma bacia hidrográfica, ou seja, a área geográfica que capta toda a água da superfície ou do subsolo e direciona-a para um leito principal e seus afluentes.
Conceito de vertente. Uma vertente é um declive ou um lugar por onde corre a água. ... Uma bacia vertente(igualmente conhecida como bacia hidrográfica) é um conjunto de vertentes que desaguam através de um mesmo elemento (como um rio, um lago ou um mar).
Na linha de encontro mais profundo de um vale, temos a passagem natural para drenagem das águas. O talvegue é "o caminho do vale", vem de talweg em alemão. ... Talvegue também pode ser a linha mais profunda no leito de um rio, delineando a direção natural do curso das águas.
Talvegue (do alemão Talweg, que significa «caminho do vale») é a linha variável ao longo do tempo que se encontra no meio da junção mais profunda de um vale ou rio.
territórios dos Estados de Minas Gerais , Goiás e DF. Grande parte de sua área está na região sudeste do Brasil. ¡ ESPIGÃO : Divisor topográfico ou divisor de águas. ¡ TALVEGUE : É o canal coletor da bacia (álveo).
Uma nascente, cabeceira, olho-d'água, exsurgência, mina de água ou fonte é o local onde se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.