A filosofia de Tales baseava-se em três teses principais: Tudo que conhecemos é feito de água e o homem é mais um ente desse meio; todas as coisas, incluso as inanimadas, estão cheia de vida; por outro lado, as mudanças e a geração só podem ser alcançadas pela condensação e a rarefação.
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaximandro de Mileto, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação; e Anaxímenes de Mileto que afirmava que o "ar" era a substância primária.
Sobre o texto Tales de Mileto: o distraído, sim, Tales foi vítima de preconceito visto que criou-se o conceito de alguém desatento, distraído e que estava mais preocupado do que as coisas do céu do que com nossa realidade com base em apenas um suposto fato.
Depende, durante a filosofia vários métodos e filósofos sofreram preconceitos diante suas ideias, as vezes até mesmo pelo conceito da época ... Grandes exemplos disso foram os sofistas, na Grécia antiga, que foram questionados segundo a veracidade das suas filosofias ...
Tales de Mileto, um dos mais sábios homens da Grécia e importante matemático, foi considerado o primeiro filósofo ao enunciar que a água seria a origem de tudo. ... Tales também realizou feito notório ao prever um eclipse solar, que teria acontecido no ano de 585 a.C., apenas pela observação dos astros.
Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo.
Atribui-se a Tales a criação da Filosofia. Estima-se que ele tenha dado origem a uma busca pelo elemento originário (que os gregos chamavam de arché ou arkhé) da natureza (que, no vocabulário grego, era representada pela palavra physis).
Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor.
Tales de Mileto
Mileto, Turquia
A criação e o desenvolvimento da geometria contaram com os estudos de diversos gênios da matemática. Os gregos Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides foram os primeiros a dar forma a este estudo. No século 18, o suíço Leonhard Euler decifrou dois enigmas que há séculos não tinham solução.
egípcios
Ainda, segundo Eves (1997), foi das necessidades da sociedade, quando o homem teve que delimitar terras, que teve origem uma geometria caracterizada pelo traçado de desenho de formas, fórmulas, cálculo de medidas de comprimento de área, volume, etc.
O século XVII O primeiro e mais importante foi a criação da geometria analítica, ou geometria com coordenadas e equações, por René Descartes (1596-1650) e Pierre de Fermat (1601-1665). Isso foi um precursor necessário para o desenvolvimento do cálculo e uma ciência quantitativa precisa da física.
René Descartes
Por volta do século III a.C., a geometria foi posta em uma forma axiomática por Euclides, cujo tratamento, chamado de geometria euclidiana, estabeleceu um padrão que perdurou por séculos, ainda que não refletisse a matemática de sua época.
A Geometria como ciência dedutiva apenas tem início na Grécia Antiga, cerca de sete séculos antes de Cristo, graças aos esforços de muitos notáveis predecessores de Euclides, como Tales de Mileto (640 - 546 a.C.), Pitágoras (580 - 500 a.C.) e Eudoxio (408 - 355 a.C.).
A Geometria tem origem provável na agrimensura ou medição de terrenos, segundo o historiador grego Heródoto (séc. v a.c. ). Contudo, é certo que civilizações antigas possuíam conhecimentos de natureza geométrica, da Babilónia à China, passando pelas civilizações Hindu.
O estudo das figuras planas está diretamente ligado aos conceitos da geometria euclidiana, que surgiu no período da Grécia Antiga. O cálculo relacionado à área das figuras planas geométricas se fez necessário em decorrência da importância disso para a construção das moradias, mas também para plantações.