Com a morte de Lenin, o primeiro líder soviético, em 1924, Stalin tornou-se o comandante do império soviético. Todo esse cenário é conhecido em História como o “Período entreguerras”, haja vista que foi o totalitarismo desenvolvido pelos Estados descritos acima que montou o cenário para a Segunda Guerra Mundial.
O crescimento econômico dos anos 1920 foi bruscamente interrompido pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, dando início a uma longa crise mundial. Nessa época configurou-se a sociedade de massas e surgiram novas formas de lazer.
Os termos duros impostos pelo Tratado de Versalhes e toda a desorganização do país no período 1919-1933 contribuíram para que discursos autoritários, como o nazista, ganhassem força no país. Após a Primeira Guerra, a alemã enfrentou uma terrível crise de hiperinflação, que desvalorizou a moeda do país.
O período entre guerras ficou marcado por diversas tensões em grandes regiões do mundo. Essas tensões eram desdobramento da Primeira Guerra Mundial e também da crise econômica que afetou o capitalismo na década de 1930.
Inglaterra e França: crise das potências européias Após a Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra encontrava-se endividada e com profundas dificuldades em manter o seu império colonial. Internamente estava agitada por reivindicações e greves dos trabalhadores.
Significado de Entreguerras adjetivo, substantivo masculino Diz-se de, ou período entre duas guerras, particularmente entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões políticas, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, mas sendo assim esse período ocorreu também no resto do mundo. Na Alemanha e na Itália, surgiram o nazismo e o fascismo, respectivamente.
Dentre as principais características da crise econômica ocorrido no período entre guerras pode - se citar o surgimento do Nazismo e do fascismo, os quais foram ocasionados por fortes crises políticas agravadas por esse contexto. Assim sendo, pode - se citar a Segunda Guerra Mundial que parou o mundo.
Esse período foi marcado pela Grande Depressão. Diversos países crescendo, tensões sociais e políticas, ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, como na Itália, Alemanha. Essas problemas foram a causa da segunda guerra mundial. Na Rússia por exemplo foi implementado o Socialismo.
A Primeira foi o último grande conflito que se desenvolveu em campos de batalha. Ela ficou famosa pelos confrontos de trincheiras, nas quais os generais exortavam os jovens a se matarem mutuamente. Já na Segunda, a guerra chegou com toda a intensidade até os civis.
O historiador Eric Hobsbawn considera essa guerra uma continuação da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), uma vez que a Primeira não havia acabado definitivamente com todos os problemas que deram origem à sua causa. ... A invasão da Polônia pela Alemanha de Hitler em 1939 foi a causa do início da guerra.
O ano de 1917 foi decisivo no contexto da “Grande Guerra”. Nesse ano, a Rússia se retirou do fronte de batalha, haja vista que seu exército estava obsoleto e sua economia arruinada. ... Sendo que, após o fim da Primeira Guerra em 1918, os Estados Unidos tornaram-se a grande potência fora do continente europeu.