De acordo com o dicionário Aurélio, alguém ou algo eficiente produz o efeito esperado. Já a palavra eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real.
Eficiência diz respeito a um trabalho bem feito, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. Embora a maioria das pessoas pense que eficiência e eficácia sejam a mesma coisa, esses dois conceitos não têm o mesmo significado.
A diferença entre eficácia e eficiência é que a eficácia refere-se a fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas. Já a eficiência é sobre fazer as coisas de forma otimizada, de maneira mais rápida ou com menos gastos.
Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. ... Já a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados. Para tornar os processos melhores dentro da organização, é importante usar a menor quantidade de recursos, mas continuar trazendo os resultados desejados.
Nesse sentido:
A eficácia de uma organização costuma ser tomada como o grau em que ela realiza os seus objectivos. A organização eficaz é a que faz as coisas certas (doing the right things). ... A organização eficiente é a que realiza os objectivos com a menor quantidade de recursos (doing things right).
Então, resumindo, em Eficiência e Eficácia dizemos que:
Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente, produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição, time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.
Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
Qualidade no atendimento ao cliente é o resultado de diferentes ações aplicadas durante todo o relacionamento do consumidor com a sua empresa. Ou seja, são impressões e resultados obtidos que vão desde o processo de pré-venda até o pós-venda, e que devem ir ao encontro das expectativas e necessidades do seu cliente.
Quer transformar a sua carreira?
O significado de produtividade está relacionado com a quantidade e qualidade das tarefas produzidas em um período de tempo e, os recursos que foram utilizados durante o processo de produção. ... A qualidade de ser produtivo é ter sob controle a gestão do tempo, para otimizar a realização das tarefas da rotina de trabalho.
Dessa forma, pode-se usar uma fórmula para cálculo de produtividade e eficiência, que é a seguinte:
Cálculo da eficiência Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Chamamos de eficiência da máquina à razão do trabalho efetuado (Τ) pelo calor da fonte quente Q1. Partindo do princípio da conservação da energia, podemos substituir o valor do trabalho (Τ) por Q1 – Q2 na expressão da eficiência.
O total de horas homem por tarefa se obtém multiplicando o número de pessoas atribuídas a uma tarefa pelo tempo que demora a completa-la. Suponhamos, por exemplo, que 15 operários numa fábrica de metalurgia dedicam 10 jornadas de trabalho para completar um pedido de 800 unidades de produto.
Como calcular?
Capacidade é o nível máximo que um processo pode atingir ao operar, sob condições normais, em determinado período de tempo (SLACK, 2002). O intuito de gerenciar essa capacidade é atender a demanda de maneira eficiente.
CAPACIDADE NOMINAL (NOMINAL CAPACITY) Tradicionalmente, a capacidade é calculada a partir de dados, por exemplo, as horas planejadas, a eficiência e a utilização. A capacidade nominal é igual as horas disponíveis x eficiência x utilização.
O percentual da performance, portanto, é calculado da seguinte forma: pega-se o cálculo do tempo de produção (número de horas trabalhadas x minutos de uma hora) e, se houver uma parada nesse período, diminui-se do tempo total da operação os minutos parados.
O OEE é um indicador percentual e este calculo é efetuado da seguinte maneira: OEE= Disponibilidade x Performance x Qualidade. O indicador "Disponibilidade" é afetado por todos os eventos que podem parar uma linha de produção e que tem um impacto direto na disponibilidade dos equipamentos.
Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%. Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%. Multiplicando-se estes indicadores, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado como sendo de classe mundial.