– A variável independente, Vi, para dizê-lo simplesmente, a “causa, antecedente, origem de um fenómeno, um processo, que constitui o objeto de estudo” (Carrasco). ... – A variável dependente, Vd, é o efeito, consequência o resultado observado da influência da Vi (Carrasco).
Likert (1971) denominou de variáveis intervenientes, as variáveis que influenciam consideravelmente os resultados finais, e que refletem a condição do estado interno da organização, em variáveis como: lealdade, motivações, capacidade de tomar decisões, entre outras.
Esses fatores podem ser, por exemplo, influência dos colegas, as mudanças tecnológicas, as demandas familiares, as condições ambientais, ou ainda, os programas de treinamento.
Estatística Básica: Tipos de Variáveis
– Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. ... Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
Alguns tipos de gráficos funcionam melhor quando o interesse é comparar valores. Isso porque eles conseguem destacar melhor valores altos e baixos para ilustrar a comparação. Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas e de Dispersão.