Consolidação viciosa: o osso cicatriza em uma posição anatômica incorreta, que pode ter implicação apenas estética ou até provocar a limitação ou perda da função do membro afetado.
Problemas mais frequentes: Pseudoartrose do Escafoide. O escafóide é o osso mais freqüentemente fraturado do carpo. Devido a peculiaridades em sua vascularização ele também está mais sujeito ao retardo de consolidação (aumento do tempo de união do osso fraturado) ou pseudoartrose (falha de união do osso fraturado).
Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.
Em geral, o médico ortopedista avalia o relato de sintomas do paciente, realiza um exame clínico e solicita o radiografias simples para verificar se houve falha no processo de consolidação, não raro se necessita de uma tomografia computadorizada para melhor visualização d falha óssea.
Consolidação das fraturas ósseas Quando um osso é fraturado um processo de reparação óssea é desencadeado, denominado consolidação. O processo de consolidação se inicia imediatamente após as fraturas ósseas, quando ocorre o rompimento de vasos sanguíneos – dentro e ao redor do osso.
O suco de couve é um excelente remédio caseiro para dor nos ossos pois ele é rico em cálcio que, além de fortalecer os ossos, ajuda a diminuir as dores e a sarar as fraturas mais rapidamente e por isso é especialmente indicado em caso de artrite, artrose, osteoporose, reumatismo e doença de Paget, uma doença que ...
A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.
A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos, principalmente porque garante a absorção do cálcio pelo organismo. O cálcio é o nutriente mais importante para toda a estrutura óssea, então é vital que haja um consumo adequado de ambos em conjunto para que a saúde dos ossos seja mantida em dia.
Outro componente para lidar com problemas nas articulações e ossos é a vitamina D, especialmente eficaz na prevenção. Ela regula o sistema imunológico, além de participar do metabolismo ósseo e do funcionamento muscular. Seu consumo regular previne doenças no futuro.
As sardinhas são conhecida por ser fonte de uma gordura boa, o ômega 3. porém, as sardinhas também são ricos em cálcio, já que a cada 100g contém cerca de 440 mg de cálcio. Além disso, elas também são ricas em vitamina D, a vitamina D é essencial na absorção do cálcio no corpo.
O Caldê é um medicamento usado para repôr o cálcio em estados de deficiência ou situações cujas necessidades deste mineral estejam aumentadas, como na prevenção e tratamento da osteoporose, tireotoxicose, hipoparatireoidismo, osteomalacia e raquitismo.
10 alimentos ricos em cálcio que (ao contrário do leite) fazem bem para nossos ossos
10 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite
Veja abaixo outras dez maneiras de reter o cálcio:
Principais fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão. Função no corpo: É um elemento essencial na formação dos ossos e dos dentes, participa do metabolismo dos glicídios, ajuda a gerar energia e faz parte das membranas celulares.
Incluindo o potássio na alimentação