É o exame realizado após o exame primário, e tem por finalidade examinar todo o corpo por meio da palpação e inspeção.
O Suporte Avançado de Vida (ALS) é o último passo da Cadeia da Sobrevivência e o início da recuperação do paciente. ALS estabiliza o paciente enquanto as terapias continuam sendo fornecidas. Provedores aprendem a tratar o paciente para prevenir sua regressão.
⚪ O principal propósito da análise secundária é descobrir lesões ou problemas diversos que possam ameaçar a sobrevivência da vítima, se não forem tratados convenientemente.
Avaliação Secundária da vítima Conceitos 1-Finalidade da avaliação: É um processo ordenado e sistemático, realizado para identificar lesões ou problemas que, se não tratados, poderão agravar e ameaçar as condições de vida.
A avaliação primária é o exame que tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte da vítima.
Nesse estágio do atendimento, foi revisto o SAMPLA, sigla para a verificação de Sinais Vitais (S), Alergias (A), Medicamentos (M), Passado Médico (P), Ingestão de Líquidos (L) e Ambiente do Evento (A). Além das duas primeiras avaliações, o treinamento reforçou as práticas de atendimento em casos de falta de ar.
sample |sãple| [ Música ] Pequeno trecho sonoro retirado de obras musicais ou de outras gravações, para posterior reutilização numa nova obra musical. Plural: samples.
É a avaliação primária dos pacientes traumatizados e a realização da avaliação secundária, iniciando a partir da coleta da história AMPLA (ou SAMPLA).
No SAMPLE inclui sinais e sintomas, alergias, se o paciente toma algum medicamento, se há algum histórico médico, se ingeriu algum líquido ou alimentos antes, eventos relacionados ao trauma ou doença. O quarto passo é avaliação física detalhada onde é feito o exame físico céfalo caudal.
Durante a entrevista é preciso fazer as seguintes perguntas:
Os sinais vitais de uma pessoa são as medidas corporais básicas de um ser humano, medidos para saber o estado de saúde. Os quatro sinais principais são temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.
Quais são os principais sinais vitais?
Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.
Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.