Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Pomadas para Tratar Queimaduras
Queimadura de 1º grau Normalmente, não é necessário usar pomadas. Mas, podem aparecer pequenas bolhas no local que desaparecem rapidamente após alguns dias. Se você, entretanto, sentir desconforto é possível usar pomadas que contenham antibióticos, ação cicatrizante e antiinflamatória.
A forma mais adequada para tratar a queimadura é colocar a região debaixo da água da torneira por cerca de 15 minutos. Além disso podem ser utilizadas pomadas, de acordo com a orientação médica, para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização.
Em casos de queimadura leve (pele avermelhada, sem inchaço e que nem sempre causa forte dor), a primeira providência é resfriar a região, sem limpá-la. Durante vários minutos, exponha o local lesionado em água corrente fria - não aplique gelo, pois tende a queimar a pele.
“Não coloque pasta de dente, óleos, farinha, molho de soja, ovos e assim por diante na área queimada. Pode causar inflamação grave e risco de infecção”, publicou.
Segurança doméstica: o que fazer com queimaduras em casa?
Caso a queimadura seja leve, coloque a região queimada debaixo de água fria, por pelo menos 15 minutos. Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria nas primeiras 24h, trocando sempre que voltar a aquecer. Uma pomada hidratante ou cicatrizante também ajuda na recuperação.
Para tratar uma queimadura:
Sendo esse o caso, o tratamento seria limpeza diária com água corrente e sabão neutro, pomada de sulfadiazina de prata a 1%, e ocluir com curativo para proteger a área.