“comodificação dos consumidores” ou “fetichismo da subjetividade”, conceitos que serão melhores explanados nos capítulos subseqüentes. A segunda fase caracteriza-se por ser uma sociedade em que a instabilidade dos desejos, o instantâneo, o efêmero ditam as regras.
Na visão de Bauman, vivemos hoje numa cultura de lixo. Numa sociedade de consumidores que sufocam produtores, a lei consumista afirma que quem não consome tornar-se-á humilhado, quem consome livrar-se-á da exclusão, e o que é consumido transformar-se-a em lixo.
Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista, e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.
O contemporâneo passa a ser marcado pelo fim dos padrões, da estabilidade, da segurança e das certezas. Surge o tempo da indefinição, do medo e da insegurança. Para realizar estudos e análise da sociedade contemporânea é imprescindível compreender a linha de pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
Bauman observa que o século 20 sofreu uma passagem da sociedade de produção para a sociedade de consumo. ... Ao transformar tudo em mercadoria, nossa identidade também se constitui a partir da satisfação do prazer pelo consumo. Marcas e grifes se tornam um símbolo de quem somos.
De Giorgi (2008) também diz que a sociedade contemporânea é caracterizada pela instabilidade em vários aspectos como social, cultural, econômico, onde, segundo ele, a comunicação com o futuro passa, basicamente, pelo risco, onde não existem mais a almejada estabilidade futura, a segurança e os sistemas ultrapassados de ...
A sociedade contemporânea é uma sociedade atual. A nossa sociedade contemporânea tem em seu plano de fundo, muitos elementos que a caracterizam. Golpes políticos, greves e marginalidade. Fazem parte da sociedade contemporânea brasileira.
A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.
A escola tem papel primordial na vida do educando, tendo como foco precípuo ser organizada, sistematizada e transmitir – além de tudo – o conhecimento. O seu desenvolvimento está inteiramente ligado à sociedade, uma vez que essa evolui, a escola deve evoluir também.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
No mundo contemporâneo, o indivíduo vive uma corrida alucinada para esquecer que vai morrer e que tudo o que faz não tem, estritamente, nenhum sentido. Sucumbe, assim, enquanto indivíduo, uma vez que o seu sentido de pertencimento é obnubilado e anulada a vivência de sua singularidade.
Esse grupo surgiu a partir da convergência de interesses em torno da sociedade brasileira contemporânea, com foco em três aspectos que já vinham sendo trabalhados pelos seus pesquisadores, a saber, o pensamento social, a questão da cultura e os processos políticos e identitários de grupos e movimentos sociais.
adjetivo Na mesma época; que habitou ou teve seu início na mesma época: Rui Barbosa é um autor contemporâneo de Machado de Assis. ... A palavra contemporâneo deriva do latim "contemporaneus, a, um", significando o que é do mesmo tempo.
A família contemporânea se caracteriza pela multiplicidade de arranjos entre pessoas adultas e filhos. No século XXI, novos tipos de família estão sendo reconhecidos jurídica e socialmente, tais quais a família monoparental ou a homoafetiva.
A geopolítica contemporânea caracteriza-se, dessa maneira, pelo que Marília Steinberger definiu como “relações de poder de vários atores sobre o território”, extrapolando a perspectiva clássica de poder centrado exclusivamente no Estado.
A União Europeia (UE) é o maior Bloco Econômico mundial composto atualmente por 27 países. A população europeia estimada em 500 milhões de pessoas, o que corresponde a 7% da população mundial, engloba 23 línguas oficiais e cerca de 150 línguas regionais.
O papel e a importância da União Europeia (UE) na economia global é hoje decisiva. Com os seus 500 milhões de habitantes, a UE tornou-se a maior região económica do globo, a maior exportadora de bens e serviços e o primeiro destino comercial para os produtos de mais de cem países. ...
Os líderes da União Europeia acreditam ainda na força da economia brasileira emergente, investindo principalmente na ideia de um país cheio de recursos naturais renováveis, como o biocombustível, além da riqueza em potencial proporcionada pela diversidade biológica contida na floresta amazônica.
A União Europeia (UE) é o bloco econômico e político europeu formado por 28 países, dos quais 19 utilizam o Euro como moeda e formam, assim, a Zona do Euro. ... A União Europeia surgiu como uma ideia após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e o desenvolvimento econômico na região.
A União Europeia tem uma moeda única, o euro, criada pelo Tratado de Maastricht como uma moeda para trocas de câmbio entre os países. ... O respaldo da unificação da moeda para a economia europeia é tornar o mercado único mais eficiente, pois facilita o comércio entre países.