Ola tudo bem? trabalho no caixa de um banco e de tanto manusear notas e coçar as vistas acabei adquirindo alergia ao dinheiro ( fiquei 3 x seguindas indo e voltando) ate que a ultima vez tive uma grave infecçao e perdi parte da minha vista (no laudo a medica colocou como provavel causa o dinheiro) mas ai para minha surpresa eu nao estou afastado por acidente de trabalho , eles alegaram que eu poderia ter pego essa alergia em casa ai como perdi parte da visao o mu medo é voltar e nao conseguir trabalhar direito e for demitido. o que voce aconselha?
Quando ocorre a demissão sem justa causa, o profissional pode solicitar o saque do FGTS e ainda tem o acréscimo de uma multa de 40% desse total. Quando a demissão é expressa pelo funcionário, esse saque não pode ser efetuado.
O Fórum Contábeis reúne o maior acervo de conteúdo contábil atualizado e com discussães que promovem um crescimento em geral de toda a comunidade contábil. Conheça e comece a fazer parte da nossa comunidade!
Independentemente do motivo, após feita a carta de demissão e o aviso prévio sendo cumprido — ou não, dependendo do acordo com a empresa —, o profissional tem acesso aos seguintes direitos:
O processo de demissão tem início quando uma das partes manifesta interesse. Se o interesse parte do empregado, a carta de demissão costuma ser a primeira etapa do procedimento.
Por isso, além de todos os aspectos relacionados à demissão vistos neste artigo, saiba que você pode contar conosco para uma série de outros assuntos relacionados à rotina corporativa.
Com base no que vimos acima, deve ter ficado claro que o processo de demissão não deve ser tratado como uma ferramenta burocrática, apenas, mas como um fluxo focado em atender as necessidades da empresa sem perder, com isso, o elemento humano na equação.
Agora que já destacamos alguns dos principais direitos presentes em um pedido de demissão, vamos entender quais são os direitos devidos de acordo com cada tipo de demissão? Veja, a seguir!
E não estamos falando só da entrevista de desligamento e de um feedback aos colaboradores que passaram pelo processo de demissão da empresa. A demissão humanizada vai um pouco além disso.
Inclusive, no que diz respeito às novas leis com base na reforma trabalhista. Vamos explorar isso logo mais adiante.
Ao cometer alguns desses motivos, o empregado não precisa ter sido advertido anteriormente para ser demitido sem justa causa. A dispensa pode ocorrer de imediato após a falta grave ocorrer. Conheça então, as 13 situações indicadas pela CLT.
Com objetivo de proteger a infância e a maternidade, a lei prevê que as mulheres têm estabilidade desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Esse direito não é estendido às mulheres em período de experiência.
Um bom exemplo de quando isso pode acontecer, são os casos de empresas que descumprem as boas práticas e regras de segurança do trabalho. Ou quando exige jornadas de trabalho além das permitidas sem o pagamento das devidas bonificações conforme manda a legislação.
O caso mais comum no qual o funcionário não pode ser demitido deve-se ao estado de saúde dele. Caso ocorra um acidente de trabalho ou o profissional desenvolva uma doença ocupacional – em decorrência da atividade exercida – ele tem direito à estabilidade.
Os profissionais que trabalharam em uma empresa por, pelo menos, 12 meses e suas demissões foram motivadas pelo empregador, possuem direito ao seguro-desemprego.
O mesmo período de estabilidade é destinado aos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O órgão é obrigatório e os representantes devem ser eleitos pela empresa e demais funcionários.
A contratação do advogado trabalhista deverá ocorrer sempre que o funcionário acreditar que seu direito ao período de estabilidade foi lesado.
De acordo com as diretrizes da categoria, o funcionário não pode ser demitido nos 30 dias que antecedem a data base da convenção coletiva. Segundo a legislação, caso a demissão ocorra nesse prazo, sem justa causa, o empregador deverá pagar uma indenização de um salário mensal ao empregado dispensado indevidamente.
GARANTIA. Todo trabalhador que teve alguma medida adotada, de redução do salário e da jornada diária ou de suspensão do contrato, terá uma garantia de manutenção do emprego. ... Os empregados voltam a trabalhar com a mesma jornada e o mesmo salário, com o término da vigência da lei, tudo volta ao normal”, disse o advogado.
MULTA DO ARTIGO 477 , § 8º , DA CLT . INÍCIO DO PRAZO PARA PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS. ... O prazo para o pagamento das verbas rescisórias inicia-se na segunda-feira quando a dispensa ocorrer na sexta-feira, visto que inexiste expediente aos sábados nas agências bancárias e no órgão do Ministério do Trabalho.
Se for trabalhado o empregado está comunicado na sexta-feira e o aviso começa no dia seguinte (sábado) devendo trabalhar os trinta dias (art. 487, II da CLT) aplicando-se no que couber o parágrafo único do art. 488 da CLT. A baixa do contrato é o dia em que recair o 30° dia; o pagamento no dia imediatamente seguinte.
Se a trabalhadora trabalha aos sábados por expressa previsão no contrato individual de trabalho, não tem nenhum impedimento dela ser notificada da dispensa nesse dia de trabalho. ... Portanto, se o empregado assinou no sábado o início do cumprimento ou contagem do aviso é no dia seguinte, domingo.
Alguns dizem que a sexta-feira, depois do expediente, é o melhor momento para demitir um funcionário, outros dizem que é a segunda-feira, logo na primeira hora de trabalho. Como não há um consenso, você pode decidir isto com base nas necessidades do negócio e pendências do funcionário.
compartilhe no whatsapp O trabalho de muitos colaboradores passou a ser home office. Contudo, em caso de desligamento, empregadores devem se atentar a forma de comunicação. Apesar do WhatsApp ser utilizado como ferramenta de trabalho, o empregador não pode ferir a privacidade e intimidade do trabalhador.
Quando devo pedir demissão?
Como demitir um funcionário de forma correta?
O roteiro de como pedir demissão: o que falar em 13 passos
Prezado(s) Senhor(es), É com pesar que venho apresentar meu pedido de demissão e desligamento do cargo que ocupo nesta empresa, por motivos estritamente pessoais/profissionais. Agradeço pela consideração e aprendizado durante todo o período em que trabalhei na empresa.
Como comunicar a demissão de um colaborador?
Como Fazer um Comunicado Interno de forma Estratégica
Vá direto ao ponto Uma de suas primeiras frases deve ser algo do tipo “João, esta reunião é para lhe comunicar que devido a ____________, você não poderá continuar trabalhando na empresa”. O funcionário nunca deve ficar em dúvida se a reunião é mais uma “bronca” ou uma demissão.
Como desligar um colaborador sem prejudicar a sua empresa
Confira abaixo:
Frases para Demitir um Funcionário + sugestão de feedback A não ser que você queira oferecer uma experiência ruim ao funcionário, nunca use essa frase. Realizar um processo de desligamento exige profissionalismo e empatia por parte do profissional que está realizando a tarefa.
Vamos conferir!
Algumas dicas importantes para que o processo de demissão tenha menos impacto negativo na sua empresa:
Antes do desligamento
Nas demissões sem o cumprimento dos 30 dias ou em demissão por justa causa, o prazo muda para até 10 dias corridos, a partir da data da comunicação de demissão. Se o contrato de trabalho teve duração de 12 meses ou mais, a rescisão deve ser homologada no Ministério do Trabalho ou no sindicato da categoria.
· DEMISSÃO – ocorre quando o trabalhador solicita ao empregador para encerrar o contrato de trabalho, ou seja, ele acaba por se demitir; · DISPENSA – ocorre quando o empregador encerra o contrato de trabalho, dispensando o trabalhador de suas funções laborais.
O desligamento é um processo que representa o encerramento de um contrato de trabalho e pode afetar de maneira direta as expectativas da empresa em relação ao empregado e vice-versa.
Conheça os 5 tipos de demissão: