Trata-se, portanto, de uma disciplina das Ciências Sociais que lida com o estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de atividades políticas em geral. ... Dedica-se, também, ao estudo dos processos de disputa política, isto é, os processos de embate em nome da distribuição de poderes.
A ciência política tem como principal objeto de estudo a análise das instituições políticas e os fenômenos políticos de um dado governo.
A ciência política estuda o Estado e as suas relações com os grupos humanos. Estuda, ainda, os agentes políticos internos que lutam pela conquista, aquisição e pelo exercício do poder, ou pelo menos de influencia-lo, visando a satisfação dos seus interesses.
O cientista político é o profissional de ciências sociais especialista em política. É ele que analisa fatos históricos e atuais, além de apresentar subsídios para a tomada de decisões, definição de projetos e políticas públicas.
chamamos de Ciência Política o estudo de casos práticos da política, bem como a análise e a descrição dos sistemas políticos e seu comportamento. Consiste, portanto, no estudo do Governo do Estado no aspecto teórico ou doutrinário, buscando analisar a realidade social e histórica, bem como seu funcionamento”.
A Ciência Política é essencial para analisar o funcionamento e a organização do poder e do Estado. É, além de tudo, capaz de discutir assuntos, tanto dentro da sua própria área de pesquisa quanto para as áreas de direito, sociologia e economia.
A ciência política é dividida em três categorias científicas: a filosófica, a sociológica e a jurídica. O prisma filosófico reflete nas instituições políticas nos tempos passado, presente e futuro. O prisma sociológico une o estado e a sociedade e estuda sua evolução.
Aristóteles, pai da Ciência Política.
substantivo masculino [Geometria] Figura geométrica de um poliedro limitado por dois polígonos congruentes, e três ou mais paralelogramos. [Figurado] Maneira própria de enxergar ou de compreender alguma coisa; opinião, ponto de vista: não consigo ver isso por esse prisma. ... Etimologia (origem da palavra prisma).
Bem diante de alguém, sem disfarçar ou se esconder.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Geom Poliedro limitado lateralmente por paralelogramos e, nas extremidades, por dois polígonos iguais e paralelos.
Prisma são sólidos geométricos que possuem duas bases poligonais e um número limitado de faces laterais. Prisma é um sólido geométrico definido no espaço tridimensional. ... O conjunto de segmentos de reta paralelos a r que tem como extremidades o polígono e o plano forma o sólido que conhecemos como prisma.
se as bases são triângulos, o prisma chama-se triangular; se forem quadrados, o prisma chama-se quadrangular; se forem pentágonos, o prisma chama-se pentagonal; e assim por diante.
Uma delas leva em consideração o número de lados de suas bases, que são congruentes. Um prisma cujas bases são triângulos é chamado de prisma triangular. Um prisma cujas bases são quadriláteros é chamado de prisma quadrangular. Um prisma cujas bases são pentágonos é chamado de prisma pentagonal.