Veja Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. ... O sábio Salomão explicou qual o resultado da obediência aos nossos pais: “O filho sábio alegra seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” Prov.
De acordo com as regras gramaticais - com a preposição a: É importante obedecer às regras de funcionamento da escola. Obedeça a sua mãe, menino!
O verbo obedecer é um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.
O verbo obedecer é transitivo indireto, com a preposição a. ... Será transitivo direto, sem preposição alguma, quando significar o seguinte: a) Causar ou sentir confusão; confundir.
Conforme estabelece o art. 33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”. Esse dispositivo, ao mesmo tempo em que cria um dever fundamental, condiciona-o a uma reserva de legitimi- dade para sua aplicação.
Por que obedecemos às leis? Geralmente, porque representantes de uma sociedade firmam acordos para tentar resolver conflitos sociais de forma pacífica. Veja que firmam esses acordos em nosso nome, sim. Essa é uma das principais tarefas deles.
Em primeiro lugar, é possível dizer que um dos principais fatores que permitem a perpetuação da transgressão das leis, no Brasil, é a cultura da impunidade. Casos graves de corrupção, desvio de verbas e tráfico de influências no governo federal estampam constantemente as capas de revistas e jornais.
Não podemos nos esquecer de que cumprir ordens faz parte de nossa vida diária, e tudo se inicia na nossa infância, pois temos que entender que quem nos orienta normalmente terá mais experiência do que nós, e portanto, mais a nos ensinar.