O símbolo internacional de acesso é utilizado para indicar acessibilidade aos serviços e identificar espaço, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Aumentar o conhecimento sobre os serviços públicos e a informação sobre a sua funcionalidade. Aumentar o espaço na comunicação para que pessoas com deficiência informem sobre suas necessidades específicas. Aumentar as parcerias e o apoio de instituições públicas e privadas locais no desenvolvimento de projetos.
O uso das tecnologias assistivas na educação é de importância fundamental, pois possibilitam o processo de aprendizagem, otimizando as potencialidades de cada aluno. Tendo em vistas as possibilidades as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência.
Quais os tipos de tecnologia assistiva? Os tipos são divididos em várias categorias, como: auxílios para vida diária e prática; comunicação alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses; próteses e outros.
Nesse sentido, verificou-se que a Tecnologia Assistiva destinada aos estudantes com deficiência é uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos auxiliar, facilitar e promover a realização e a ...
O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar ás pessoas com necessidades especiais, melhor qualidade de vida, maior independência e uma inclusão social com maior mobilidade, melhor ampliação da comunicação, controle dos seus desejos e sentimentos, melhor aprendizado, integração familiar e na sociedade.
Segundo o MEC — Ministério da Educação —, essa inclusão é possível graças ao apoio da tecnologia em sala de aula, que conta com recursos multifuncionais, além do espaço físico adequado e professores capacitados. Um dos recursos disponíveis é a impressão de materiais em Braile para alunos com deficiência visual.
Ela que não pode curar, mas proporcionar auxilio para pessoas com necessidades especiais potencializa suas forças e demonstra suas habilidades. Além disso, a tecnologia assistiva pode desenvolver na criança a autoconfiança e o senso de independência, fatores muitos importantes para os pais, professores e alunos.
“A CAA deve ter por objetivo tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade em geral” (SCHIRMER, 2004, p. 46, apud BRASIL, 2007, p. 58). ...
A classificação da tecnologia assistiva se divide em três grupos:
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act.