A análise de concorrência, também conhecida como análise de mercado, nada mais é do que o estudo sobre o que as empresas que são suas concorrentes oferecem ao público, sobre como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes.
Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:
Mercado concorrente É composto pelas empresas que oferecem produtos (ou serviços) iguais ou muito parecidos. Elas atendem ao mesmo público e atuam na mesma região.
A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.
A análise de mercado é um elemento do plano de negócios de suma importância para o sucesso do seu empreendimento. Através dele é possível entender melhor o mercado em que se deseja atuar e os seus concorrentes, portanto dessa forma pode até mesmo salvar o seu negócio de um possível fracasso.
A análise de mercado é um dos pontos principais para um bom plano de negócios. É a partir dela que você conseguirá entender as necessidades do seu público alvo, os melhores fornecedores e terá um perfil da concorrência, para poder analisar seus pontos fortes e fracos.
Enquanto o plano de marketing preocupa-se com a comunicação da empresa e como esta irá se posicionar no mercado, o plano de negócios preocupa-se em obter uma visão geral sobre o negócio e nele são inseridos os planos estratégicos, plano de recursos humanos, plano de produção, plano financeiro, plano legal e, também, o ...
O plano de marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial. Ela é utilizada para identificar as forças e fraquezas da empresa e as ameaças e oportunidades que o mercado proporciona. E com isto estimula o empreendedor a estabelecer metas e objetivos.
Como fazer um Plano de Negócios?
A estratégia de canal múltiplo usa vários canais de distribuição (dois ou mais), com acesso a cada segmento do mercado, visando a um aumento considerável do negócio. A estratégia de Ponto de Venda (Praça) detalha que pessoa/negócio poderá ser um consumidor em potencial.
4 Ps do Marketing – Praça O P de Praça é também conhecido como Ponto de Venda ou Canal de Distribuição. Basicamente, é o local que a empresa coloca à venda o que tem a oferecer. É o local em que o consumidor fará contato com o produto/serviço.