Nos casos de aplicação-solo, vale centralizar a picada no cangote para evitar que o soro desça para uma das patas. As primeiras vezes são difíceis mesmo, mas o bichinho acaba acostumando ― e a gente também.
A fluidoterapia é considerada um tratamento de suporte, tendo como principais objetivos expandir a volemia, corrigir desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, suplementar calorias e nutrientes, auxiliar no tratamento da doença primária.
Se o paciente não estiver ingerindo água deve se calcular o requerimento básico diário, que é de 40-50ml/Kg em 24 horas em cães e 70ml/kg em 24 horas em gatos, outro fator que devemos levar em conta é a reposição, das perdas de sódio e potássio, de acordo com a tabela 2.
Logo, caso seu cão tenha 5 kg, ele poderá ingerir até 300ml de água ou soro por dia para se manter hidratado. Caso ele não beba sozinho, você pode usar uma seringa sem agulha para oferecer água ou soro para o seu pet. Não tem o bicarbonato de sódio ou o limão? Sem problemas.
Receita do soro caseiro para cachorro:
Um cão deve ingerir em torno de 50 a 60 ml por quilo de seu peso diariamente. Ou seja, um cachorro com 10 quilos precisa beber cerca de 600 ml de água por dia, “incluindo a água ingerida junto com a alimentação”, lembra Eliana.
Ofereça água gelada ou água de coco. Caso o pet não aceite a ração, o tutor pode oferecer uma receita caseira de canja de galinha (veja abaixo) apetitosa e suave para o estômago.
Antibioticoterapia por, no mínimo, 10 dias ou até 5 dias após a remissão dos sinais clínicos. Amoxicilina com Clavulanato: 20 a 25 mg/kg a cada 8 horas. Enrofloxacina: 2,5 a 5 mg/kg a cada 12 horas.
Os principais sinais da gripe canina são: