O Controle Estatístico do Processo mais conhecido para nós como CEP, foi criado por Walter Shewhart (1891 – 1967) no início do século 20 e difundido no mundo por Edwards Deming (1900 – 1993) a partir da década de 60 com a aplicação do CEP no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Fazer o gráfico de controle é muito simples, basta listar no Excel as ocorrências que deseja observar e plotar um gráfico de linhas, padrão do Excel. As linhas coloridas tem significados importantes na análise do gráfico, são eles: Linha vermelha – Limite superior aceitável para o processo.
Criar um gráfico de pareto
Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.
As sete ferramentas da qualidade são:
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
3a Questão Em qual das ferramentas abaixo os problemas podem ser classificados em tipos específicos? Fluxograma de processos Diagrama da Ishikawa Diagrama de Pareto Lista de verificação Brainstorming 4a Questão A abordagem inicial de qualquer tipo de intervenção dentro das empresas sempre deve incluir seus processos.