crossorigin="anonymous">
A relação entre a quantidade e p preço é chamada lei da oferta e diz que quando o preço subir a quantidade ofertada aumentará e diminuirá quando o preço cair. O preço e a quantidade ofertada estão positivamente relacionados, quando um sobe, o outro também sobe, e quando um cai o outro também cai.
Vimos que um aumento da demanda, considerando a oferta constante, gera aumento do preço de equilíbrio. O que acontece com o preço quando há um aumento da oferta, caso a demanda se mantenha constante? A - O preço fica indeterminado.
Quando um empresário decide produzir mais, aproveitando uma alta do preço de uma mercadoria, temos: Um deslocamento para a direita e para cima, ao longo da mesma curva de oferta.
A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo.
Lei da oferta e demanda Também chamada de lei da oferta e da procura, essa teoria diz que, se houver mais produtos do que interessados em os comprar, os preços tendem a cair. Por outro lado, se um produto estiver em falta, seu preço tende a aumentar.
O último tipo de variável que impacta nos preços dos ativos são as variáveis do mercado, ou seja, aquelas que têm a ver com a lei da oferta e da demanda. Em outras palavras, se um ativo estiver sendo muito visado na Bolsa, ele se valorizará e os preços subirão, pois a procura estará sendo superior à oferta.
O Ceteris Paribus, ou Coeteris Paribus, da qual podemos traduzir como “todo o resto mais constante”, é um termo muito utilizado em economia para explicação de teorias e modelos.