Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos.
Significado de Democracia substantivo feminino Governo em que o poder é exercido pelo povo.
Democracia é um regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.
Hoje em dia a democracia tornou-se um sistema político (e não mais apenas um simples regime) no qual a soberania é atribuída ao povo que o exerce de modo : Direto: quando o povo promulga ele mesmo as leis, tomas as decisões importantes e escolhe os agente de execução, geralmente revogáveis.
Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.
O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.
Vivemos na democracia representativa, onde os cidadãos elegem um representante e deixam que governe por eles.
A democracia é uma forma de governo que se caracteriza pela soberania popular, ou seja, o poder emana do povo. Há três tipos de democracia: democracia direta, representativa e participativa. A democracia no Brasil possui um caminho tortuoso, mas passou a ser efetiva a partir de 1945.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
A democracia foi instituída no território brasileiro após a Proclamação da República, em 1889, e foi interrompida em 1964 com a Ditadura Militar no Brasil. Esse período foi marcado, principalmente, pelo domínio do poder por parte dos militares, além de repressão à liberdade de expressão e perseguição.
Explicação: Em nosso País, oque podemos identificar como positivo no que diz respeito ao Socialismo seria a ideia igualitária de bens. Já no Anarquismo, seria o fato da sociedade ser algo "autônomo" sem dependências gerais do Estado, das Igrejas e também das propriedades privadas.
Aspectos positivos Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
Ser preocupado com a precisão e qualidade na execução dos trabalhos é um ponto positivo, quando se transforma em perfeccionismo, você está usando um ponto forte em excesso e passa a ser prejudicial.
Em seguida, enumeramos exemplos de pontos fortes de uma empresa valiosos:
Positivos:possibilidade de estudar e compreender a natureza e o universo,com isso veio a famosa liberdade de espressão. Dando as pessoas oportunidade de questionar o que nunca foi questionado antes...
Um exemplo disso foi o direito tendo em vista que o iluminismo trouxe as primeiras noções de estado soberano bem como de direitos humanos, por exemplo. Além disso, trouxe grande desenvolvimento na área econômica, tendo em vista formulação de ideias como a do liberalismo.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
As principais consequências do Iluminismo são a Consolidação de uma vida burguesa do mundo, Reconhecimento científico e cultura, Limitação do poder da Igreja, Despotismo esclarecido, Revolução Francesa e Independência das colônias americanas.
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
O movimento Iluminista aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII. O Iluminismo caracterizou-se pela importância dada à razão. Com isso, a razão encaminharia o homem à sabedoria e o conduziria à verdade.
Principais fundamentos do iluminismo foram: liberdade, igualdade e fraternidade, propagação de conhecimento e da razão, estímulo a investigação e experimentação, explicação através da lógica. ... Eram a favor da liberdade política, econômica e religiosa.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".