Os componentes curriculares são organizados em Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Levando isso em consideração, a BNCC na Educação Infantil é estruturada em cinco campos de experiência. ... A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.
A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.
O arranjo curricular por campos de experiências PERMITE: Organização de práticas abertas às iniciativas, desejos e formas próprias de agir das crianças, que são mediadas pelas professoras.
Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiência
Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.
5 atividades práticas para fazer em sala de aula
MOVIMENTO. ... O papel do professor ou pedagogo que trabalha na educação infantil é proporcionar aos seus alunos processos de afetividade, pensamento, motricidade e linguagem, na qual a dinâmica psicomotora auxilia no potencial de relação pela via do movimento, incentiva o brincar e amplia a possibilidade de comunicação.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EIXO :MOVIMENTO
Escolhi a educação infantil pela certeza de ser necessária no processo educacional. E principalmente porque nessa faixa etária (de zero aos 6 anos) as crianças necessitam de muita atenção, carinho, afeto e dedicação para terem um desenvolvimento pleno.
Possibilidade de marcar vida dos alunos Um professor pode ser lembrado por toda vida, na cabeça de milhares de pessoas. Por conhecimentos passados, por experiências vividas, pela capacidade de fazer diferença. O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante.
Porque escolhi Pedagogia!
É uma profissão de impacto Ser professor te possibilita ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém, você fará parte da história de cada aluno. Ficará em contato com diversas realidades e poderá contribuir (fazendo um bom trabalho) para um Brasil melhor.
Profissão gratificante Para ambos os professores, o mais gratificante em ser professor é contribuir para o aprendizado de cada aluno individualmente e também como um grupo. “Perceber que eles estão realmente aprendendo aquilo que ensino e que estão interessados é recompensador”, aponta Luís Fernando.
Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor. Como já dizia o grande mestre Paulo Freire, “eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador: acima de tudo porque sinto amor.” Porque professor vai além.
Ser um professor hoje é ser protagonista do ensino. É renovar e interagir com os alunos, pois sem isso o processo de aprendizagem não é otimizado. ... É considerar que seu papel é contribuir para a busca do docente por aprimorar a qualidade do ensino.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
10 principais desafios dos professores
Lidar com diferentes perfis ao longo de toda trajetória profissional. O professor deve lidar com alunos de variados estilos: desinteressados, desmotivados, despreocupados, irresponsáveis, tímidos, distraídos, impacientes etc.