EQST

Qual O Papel Dos Nossos Sentidos No Processo De Conhecimento?

Qual é o papel dos nossos sentidos no processo de conhecimento?

Resposta: O sentido da visão faz com que o homem compreenda melhor a realidade que o circunda. Ele impulsiona um conhecimento geral, ou seja, o homem “vê” toda esta realidade que está à sua volta e por outro lado a visão o leva a ter um conhecimento particular e específico que é o enxergar.

Como os nossos sentidos podem nos enganar?

Sim,os sentidos podem nos enganar visto que, a partir desse momento, enxergamos o mundo como queremos, e não como de fato ele é. Assim, nossos sentidos tendem a alterar nossa percepção de realidade.

Quais os nomes dos cincos sentidos que temos para captar o conhecimento?

Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Por que a metafísica e o conhecimento daquilo que estaria além do que se pode captar pelos sentidos?

A palavra metafísica significa "além da física", ou seja, é aquilo que não podemos perceber com os nossos sentidos, somente com a nossa razão.

Quais são os sentidos que o ser humano possui e qual a contribuição deles para a construção do conhecimento *?

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

O que é mais importante o conhecimento sensível ou o conhecimento intelectual?

Platão diferencia e separa radicalmente duas formas de conhecimento o conhecimento sensível (crença e opinião) e o conhecimento intelectual (raciocínio e intuição), somente o segundo alcança o Ser a verdade. o conhecimento sensível alcança a mera aparência das coisas, o conhecimento intelectual alcança a essência das ...

Qual a diferença entre conhecimento sensível e intelectual?

Conhecimento sensível é o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. ... Já o conhecimento inteligível, é o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual). Este tipo de conhecimento é objetivo (não subjetivo), ele comum a qualquer pessoa.

O que é o conhecimento intelectual?

Conhecimento intelectual é o raciocínio elaborado, que vai além da mera comunicação entre o corpo e o ambiente. Quando um inseto reage ao meio em que vive, ele não está seguindo um pensamento ou uma lógica, apenas respondendo a um estímulo.

O que é conhecimento sensível e inteligível?

Os dois termos foram desenvolvidos por Platão. Para o filósofo, o mundo inteligível era aquele que oferecia o conhecimento com base na razão. O mundo sensível é aquele baseado nas sensações do indivíduo e que não se baseia na razão. Platão viveu por volta de 427-347 a.C. sendo um discípulo direto de Sócrates.

O que é ser inteligível?

Significado de Inteligível Que pode ser ouvido claramente: fala inteligível. [Filosofia] Que só pode ser compreendido através da utilização da inteligência, em detrimento dos sentidos; que só existe na ideia: Platão opõe o mundo inteligível ao mundo sensível.

O que caracteriza o mundo sensível para Platão?

Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.

Quais os estágios do conhecimento Segundo Platão?

Para ele, existem 3 fases: A ignorância, a opinião e o conhecimento. ... Nas ideias dele, somente o homem com conhecimento pode governar bem.

O que é o ser em Platão?

Na filosofia, ser significa a existência de uma coisa. Tudo o que existe é ser. ... O Ser é portanto um dos conceitos fundamentais da tradição filosófica ocidental. Platão acreditava que o ser é o poder existir.