Resposta. Resposta: Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
O discurso indireto:
Discurso indireto livre É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.
Transposição do Discurso Direto para o Discurso Indireto
Para fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto, precisamos fazer as seguintes mudanças....Exemplos.
Resposta. O direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
1. Fórmula para passagem do discurso direto para o indireto: verbo dicendi + pronome relativo “que” + a fala do personagem ou entrevistado devidamente convertida para a 3ª pessoa do singular (ele/ela).
Escrito em discurso indireto, o trecho da fábula "O lobo e o cordeiro" ficaria assim: "Um lobo estava bebendo água num riacho. ... O cordeiro respondeu ao lobo que a água corria de onde o lobo estava em direção a ele, logo ele, o cordeiro, não poderia sujá-la."
No primeiro quadrinho há o uso do discurso indireto, já que o discurso da mãe é enunciado por outra personagem, no caso, por seu filho Calvin. ... Os verbos “pudermos” e “temos” no segundo quadrinho estão conjugados no modo indicativo.