Uma palavra composta por vinte letras ou mais é considerada, indubitavelmente, uma palavra grande. Existem diversas palavras grandes na língua portuguesa. Algumas são de uso corrente, outras usadas em áreas mais técnicas e específicas, como a química, a biologia, a medicina,...
O atual acordo ortográfico mantém o uso do hífen em substantivos compostos que indiquem nomes de espécies botânicas e zoológicas. Com a hifenização, é possível a formação de palavras extremamente compridas.
Refere-se a um médico especializado em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Também a palavra otorrinolaringologista é considerada uma palavra grande (22 letras), indicando um médico especialista em doenças do ouvido, nariz e garganta.
Essa palavra é de um idioma que se chama Algonquian – usados por tribos indígenas do norte da América. Essas 45 letras formam o nome de um lago que fica no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Esse lago é usado pelos índios para pesca.
Em holandês, essa palavra de 49 letras quer dizer atividades de preparação para o desfile de carnaval das crianças.
Conheça também algumas das palavras mais estranhas da língua portuguesa e palavras com significados únicos.
1.LOPADOTEMACHOSELACHOGALEOKRANIOLEIPSANODRIMHYPOTRIMMATOSILPHIOPARAOMELITOKATAKECHYMENOKICHLEPIKOSSYPHOPHATTOPERISTERALEKTRYONOPTEKEPHALLIOKIGKLOPELEIOLAGOIOSIRAIOSIRAIOBAPHETRAGANOPTERYGON
Refere-se àquilo que produz em efeito semelhante ao da estimulação do parassimpático, parte do sistema nervoso responsável pelo repouso do corpo
Em inglês, essa palavra de 35 letras quer dizer: medo de palavras grandes. Em português ela é menor – tem 33 letras - mas também existe: hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Indica algo relativo a cineangiocoronariografia (24 letras), que se refere a um exame radiológico de visualização das artérias que irrigam o coração.
Considerada um desafio para a memória e a pronúncia, a maior palavra da língua portuguesa é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.
Refere-se a algo feito de forma absolutamente anticonstitucional, ou seja, contrária à constituição. A palavra inconstitucionalissimamente, sua sinônima, é também uma palavra muito comprida (27 letras).
Refere-se a algo relativo à coledocoduodenostomia (21 letras), ou seja, à formação por cirurgia de uma abertura entre o conduto biliar comum e o duodeno.
Você pode não acreditar, mas essas 182 letras formam uma palavra em grego antigo e significa um prato culinário fictício, feito de carne, peixe, frango e salsichas criado por Aristófanes na comédia As Mulheres na Assembleia!
Com 46 letras, é a maior palavra dicionarizada da língua portuguesa. Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas.
Existem, na língua portuguesa, diversas palavras compridas. Têm mais do que vinte letras, são pouco usadas e de difícil pronúncia. Apesar disso, conhecê-las é extremamente engraçado e interessante.
Refere-se a algo feito de forma anticonstitucional, contrária à constituição. É sinônima da palavra inconstitucionalmente (21 letras).
A existência de palavras tão compridas é possível porque a língua portuguesa possui recursos morfológicos que permitem a formação de novas palavras por composição e derivação. As palavras mais compridas do português ocorrem principalmente em áreas técnicas, como a medicina e a química.