O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso).
O hallux valgus é o tipo de joanete que afeta o primeiro dedo ou “dedo grande” do pé, sendo esta a deformidade mais comum (tipo de joanete mais frequente).
Um bom tratamento caseiro para joanete inflamado, que costuma aliviar muito a dor e o desconforto, é fazer um escada-pés colocando os pés de 'molho' dentro de uma bacia com água morna e 2 colheres de sal grosso ou sais Epsom.
Continue lendo e veja como aliviar os incômodos do joanete e evitar que ele se agrave.
8 maneiras de ajudar a aliviar a dor nos joanetes
O protetor ortopédico para joanete em silicone Tima é um produto ortopédico de excelente qualidade, que proporciona alívio de dores e sensação de conforto ao usuário. É indicado para uso diurno. Cobre, alivia e protege o Hallux Valgus (joanete) do atrito e pressão provocados pelos calçados.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.
Caminhar descalço na areia é bom exercício para prevenir joanetes. O primeiro passo para se livrar do joanete é parar de usar sapatos apertados. O pé tem de se movimentar dentro do calçado. Pessoas que já sofrem com o joanete precisam utilizar talas especiais indicadas por um podólogo.
A cirurgia de joanete percutânea é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, onde são realizados pequenos orifícios por onde são introduzidos os instrumentos que permitem corrigir a deformidade. Esta técnica permite que o procedimento seja realizado em ambulatório (sem necessidade de internamento).
O pós-operatório inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Após a cirurgia, o paciente deve usar um calçado ortopédico especial por cerca de 2 semanas. Em seguida, passa mais alguns dias com uma bota ortopédica especial. Pode ser necessário também o uso de muletas.
Sim. No caso de indicação cirúrgica ela pode ser feita pelo SUS. Sugiro procurar hospital aonde existam médicos ortopedistas especialistas em cirurgia do pé e tornozelo, pois este tipo de cirurgia muitas vezes pode ser complexa e necessita de cirurgião experiente.
Já nos outros casos, é possível que a recuperação demore até 6 semanas. Também é preciso ter alguns cuidados como evitar colocar muito peso em cima do pé, manter o pé elevado nos primeiros 7 a 10 dias e aplicar compressas geladas, para reduzir o inchaço e a dor.
Como é a recuperação Fazer o tratamento da ferida no posto de saúde a cada 2 dias, removendo os pontos 8 a 10 dias após a cirurgia; Beber pelo menos 8 copos de água por dia, especialmente bebidas quentes como chá; Comer alimentos grelhados ou cozidos, dando preferência para carne branca, peixe, legumes e fruta.
Quando afeta o dedão, primeiro dedo, recebe o nome de Hallux Valgus; quando aparece no mindinho, o quinto dedo, é conhecido como Joanete Sastre, Bunionette ou Joanete de Alfaiate. Como o joanete se forma? O joanete pode ser provocado por diferentes fatores. Um deles é a mecânica anormal dos pés.
Alimentação para o pós operatório
Como ocorre com outras indicações pós-operatórias a resposta é: depende! Comer ou não chocolate no pós-operatório da cirurgia plástica será influenciado por fatores como o tipo de chocolate, a quantidade consumida, a condição de saúde da paciente e se ela tem predisposição a problemas de cicatrização.