Como vimos, a imperícia ocorre quando alguém que deveria dominar determinada técnica ou ter determinada habilidade não domina ou não tem. É o exemplo do médico que deveria tratar da unha encravada e amputa o dedo da pessoa sem querer: ele tinha a obrigação de saber como tratar a unha encravada.
Exemplo: o profissional da enfermagem conhece a técnica de higiene das mãos, porém não realiza todas as etapas, causando contaminação durante a assistência. Negligência: deixar de fazer o que deveria ser feito. Omissão voluntária.
A negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções. Já a imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.
O site Portal Médico traduziu esses três conceitos de uma forma bem sucinta: a negligência consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito; e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito.
substantivo feminino Sem prudência; ausência de cautela: não dirija bêbado, isso seria uma imprudência. Comportamento, ação ou discurso da pessoa imprudente.
substantivo masculino e feminino Pessoa descuidada, desleixada; quem age com desleixo, desmazelo, preguiça: os negligentes não atingirão o sucesso. adjetivo Que revela, demonstra ou resulta de negligência, da falta de cuidado, de aplicação, de exatidão, de interesse, de atenção: foi demitido por ser negligente.
1. Qualidade de indolente. 2. Falta de força ou de estímulo para actuar no momento oportuno.
Uma das mais funestas consequências do pecado original foi a indolência crônica que tomou conta do espírito do ser humano terreno, a qual se evidencia por uma preguiça insuperável em movimentar-se e fazer algo de útil em prol do ambiente e de si mesmo.
O que é Indolente: Etimologicamente, o termo indolente se originou a partir do latim indolentis, que significa “insensível a dor”.
A Social Loafing, que significa indolência social, é o fenômeno de uma pessoa contribuindo menos para um esforço coletivo do que se ela fosse a única incumbida desta responsabilidade.
São os tumores de comportamento indolente, que se desenvolvem lentamente e não se espalham para outros tecidos e órgãos. Apesar desse conhecimento, ainda é muito difícil aceitar a opção de conviver com o tumor quan- do o laudo de exames aponta a presença de um carcinoma.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Que não tem ou não demonstra respeito em suas ações ou palavras; atrevido, desaforado, malcriado: “O prefeito detestava aquele líder operário insolente e autoritário […]” ( EV ) .
Demonstrar jactância acerca de si próprio; vangloriar-se: gaba-se de sua conta bancária.
2 — IMPRUDÊNCIA: A imprudência também caracteriza uma falta de cuidado, mas antes disso uma forma de precipitação. É desrespeitar uma conduta já aprendida anteriormente e atuar sem precauções, podendo trazer riscos para a situação em que o indivíduo imprudente se encontra, bem como para terceiros envolvidos.
Imperícia é quando o ato é praticado sem o conhecimento técnico necessário, ou seja, a pessoa não tem as qualificações técnicas necessárias para determinada conduta.
Conceito. Negligência é o ato praticado sem a falta de um cuidado que deveria ser tomado antes da conduta, ou seja, é a falta de atenção, quando o agente deixa de praticar algo que deveria fazer.
Decorre da omissão, quando o sujeito causador do dano deixa de observar o dever de cuidado. É um comportamento passivo, ao contrário do que ocorre na imprudência, onde há um fazer sem cautela, insensato. Caracteriza a negligência, por exemplo, quando o motorista trafega com os pneus do veículo em situação precária.
[...] omissão é a negligência, o esquecimento das regras de proceder, no desenvolvimento da atividade. Negligência é a omissão daquilo que razoavelmente se faz, ajustadas as condições emergentes às considerações que regem a conduta normal dos negócios humanos.
Inclui a não prestação de cuidados médicos básicos a criança ou adolescente, a falta de alimentação adequada e de higiene, o uso de vestuário impróprio ao clima ou em mau estado e as situações em que é deixada sem vigilância por períodos longos, o que aumenta o risco de acidentes domésticos.
A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?
Negligência é um substantivo feminino que dependendo do contexto pode ter diversos sentidos. ... Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém.
A negligência infantil é quando ocorre uma omissão de prestar cuidados essenciais às crianças.
De modo geral, os maus-tratos na infância podem ser agrupados em quatro categorias principais: abuso físico, abuso sexual, abuso emocional (incluindo a exposição à violência doméstica) e negligência. Em alguns casos, os efeitos dos maus-tratos são observados de imediato.
As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100, nacional; Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal).
substantivo feminino Ação de oprimir, de sujeitar alguém a alguma coisa. Condição da pessoa ou daquilo que está sendo oprimido. Submissão; sujeição conseguida pelo uso de força ou violência: opressão militar.