A hibridização do tipo sp3 ocorre em qualquer molécula na qual o carbono efetue quatro ligações sigma e é resultado da “mistura” de orbitais atômicos puros.
Um carbono apresenta hibridização sp2 quando realiza uma ligação pi (presente na ligação dupla) e três ligações sigma (uma ligação dupla e duas ligações simples). Como na cadeia apenas seis átomos de carbono fazem uma ligação pi, existem, então, nessa estrutura seis carbonos do tipo sp2.
A hibridização do tipo sp ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas. Dessa forma, o carbono fica com quatro orbitais desemparelhados, podendo realizar quatro ligações covalentes, não apenas duas.
Define-se como hibridização a união de orbitais atômicos incompletos. ... A hibridização do Carbono permite que os átomos desse elemento sejam capazes de realizar quatro ligações químicas, ou seja, o carbono só realiza quatro ligações após sofrer o fenômeno da hibridização.
Resposta. Carbonos 1, 3 e 4: possuem quatro ligações, logo possuem hibridização sp3. Carbono 2: possui ligações duplas, logo a hibridização sp2.