Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.
– em seguida, deve-se deixar os caroços de molho em água morna misturada com uma colher de sopa de água sanitária durante uma hora, antes de bater o açaí; – por último, lavar muito bem a máquina, antes e depois de cada batida. Quando estiver fora do uso, manter a máquina sempre coberta com um pano limpo.
A pasteurização ocorre depois do branqueamento, quando a fruta está sendo transformada em polpa. No momento deste processo, a fruta é exposta por segundos a uma temperatura de 80°C a 90°C para ter a certeza que o produto esteja completamente livre de micro-organismos, ou seja, livre de contaminação.
Sugere-se a conscientização da população dos riscos à saúde causados pela inadequada manipulação e a recomendação de ferver por um minuto como forma simples na erradicação de microrganismos presentes no suco de açaí.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias.
Deve-se evitar o consumo à noite, antes de dormir, porque ele é um estimulante, assim como o café e o chocolate e pode interferir na qualidade do sono. Misturar o açaí com leite e seus derivados pode não cair tão bem no estômago, alerta Raisa.
Açaí pode ser consumido por paciente com hemorroidas? Pode sim. O açaí não tem relação com o surgimento das hemorróidas.
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras indicados para quem tem hemorroida são: