No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas. ... Esculturas, mosaicos, pinturas e outras formas de arte eram utilizadas na propagação das palavras bíblicas.
Arte românica é o estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico".
Arte românica Predominante entre os séculos V e IX, o estilo românico prevaleceu na Alta Idade Média e recebeu esse nome porque estava associado à cultura romana. A arquitetura românica possuía construções feitas em pedras e tijolos, e o teto feito em madeira.
Resposta. A arquitetura românica é basicamente religiosa, as igrejas chamam atenção por serem sempre grandes e sólidas. Já o gótico expressa-se sobretudo na arquitetura, caracterizado pelo verticalismo (Arcos triangulares e elevados em relação ao arco de meia circunferência, usado na arquitetura românica.)
* As catedrais góticas eram mais escuras e com poucas janelas. As catedrais românicas eram mais escuras, por conta de suas características arquitetônicas.
Alta Idade Média
O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial. Vitral. Significa o traçado em direção ao céu. Tanto no exterior quanto no interior, todas as linhas da sua construção apontam para o alto.
Gótico é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico. O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII também é usada para se referir a coisas diferentes, distintas e excêntricas.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Escultura Gótica À direita, O Cavaleiro, autoria desconhecida, cerca de 1235, na Catedral de Bamberg (Alemanha). Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.
Arte Gótica
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
O marco histórico desse movimento ocorreu nas imediações de Paris, quando a Abadia Real de Saint-Denis foi construída, entre os anos de 1137 e 1144. Essa basílica é considerada a primeira edificação com características da arte gótica, como sua fachada com três portais que levam às três naves dentro da igreja.
Resposta. A igreja é foi muito usada para representar a arte gótica. Mesmo em pleno século XX algumas igrejas foram construídas com as mesmas linhas. O gótico é exclusivo da Europa.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Catedral de Milão
Em razão dessas características, as construções românicas necessitavam de pesadas e grandes estruturas para manterem-se de pé. Os grossos pilares de pedras garantiam essa sustentação, mas limitavam a altura das construções e dificultavam a entrada de luz, em decorrência da necessidade de manter as paredes.
Enquanto no estilo românico o arco era redondo e tinha paredes grossas, no estilo gótico os arcos eram de nervura e as paredes eram esculpidas. Enquanto no estilo românico as janelas eram aberturas estritas e com interiores escuros, no estilo gótico as janelas eram grandes e largas e tinham interiores escuros.
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.