Da solução estoque 1 N de NaOH, retire 1 mL e adicione a cerca de 80 mL de água destilada. Transfira o conteúdo para um balão volumétrico, completando o seu volume para 100 mL com água destilada. Esta solução terá a concentração de 0,01 N.
A massa atômica (ou peso) de Na é 22,99, a massa atômica de Cl é 35,45, então 22,99 + 35,45 = 58,44. Se você dissolver 58,44 g de NaCl em um volume final de 1 litro, você fez uma solução de NaCl 1M, uma solução de 1 molar.
Como preparar uma solução de 3 mols por litro de KCl
Em química, define-se concentração de uma solução como a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solução. ... O termo concentração refere-se também ao processo de aumento da concentração de uma solução pela remoção de parte da substância na qual se encontra dissolvido o soluto (o solvente).
Diluir uma solução significa diminuir a sua densidade, a sua concentração. ... Concentrar uma solução é adicionar mais soluto no mesmo volume. Com mais massa, têm-se uma densidade maior. Neste caso, a quantidade de soluto é alterada para mais.
A concentração da solução é a relação entre a massa do soluto e o volume de solvente. Alterar a concentração de uma solução é alterar ou a quantidade de soluto ou o volume de solvente. Quando preparamos nosso suco, o "concentrado" que vem na garrafa é o soluto, e a água que adicionamos é o solvente.
A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.
Os dados fornecidos pelo exercício foram: