Quem Emite As Normas Regulamentadoras?

Quem emite as normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras fazem parte da rotina de diversas empresas, já que regulamentam atividades e impõem direitos e deveres relacionados à saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

É obrigatório seguir uma NR?

Já as normas especiais “regulamentam a execução do trabalho considerando as atividades, instalações ou equipamentos empregados, sem estarem condicionadas a setores ou atividades econômicas específicas”. Isso significa que estão relacionadas à natureza das atividades e dos equipamentos, mas não ao segmento da empresa.

Assim, ambos os lados são beneficiados. A empresa ganha maior produtividade, visto que a rotina dos trabalhadores não será prejudicada, e evita gastos com afastamentos, licença médicas e absenteísmo. Já o funcionário sente-se mais valorizado com um lugar seguro.

A mesma NR que garante EPI aos colaboradores também traz uma garantia para as empresas: a de que os funcionários também são responsáveis por sua própria segurança através do uso dos equipamentos fornecidos.

Quais os objetivos das NRs? 

<strong>Quais os objetivos das NRs? </strong>

Você provavelmente já ouviu sobre insalubridade no trabalho, mas sabe o que isso significa? É a Norma Regulamentadora nº 15 que define o que pode ser caracterizado como condição insalubre, e quais as medidas a serem tomadas pela empresa e pelos trabalhadores nessa situação.

Outras normas regulamentadoras foram publicadas ao longo dos anos para abranger diferentes áreas de atuação e assim estabelecer direitos e deveres tanto dos empregadores quanto dos funcionários em relação à saúde e segurança do trabalho.

O que são as Normas Regulamentadoras (NRs)? 

A lista de máquinas e equipamentos listada na Norma Regulamentadora nº 12 é muito extensa: vai de motosserras a batedeiras industriais. Portanto, consulte o anexo da NR–12 para saber se algum maquinário utilizado pela sua empresa possui diretrizes específicas quanto à instalação, manuseio, transporte e manutenção.

- Instruir os empregados e empregadores a respeito das devidas precauções que devem ser tomadas a fim de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais;

Todas as normas regulamentadoras são importantes, já que cada uma é voltada a uma área de atuação diferente (e é possível que um segmento precise seguir mais de uma norma, conforme a natureza das duas atividades).

Para comprar soluções SOC

Para comprar soluções SOC

No ano passado, ocorreram as publicações de novos textos das normas NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual - EPI) e NR-35 (Trabalho em Altura). A NR-06 entrou em vigor no mês de fevereiro/23, e a NR-35 em julho/23. Já a inclusão da NR-38 (Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos), publicada por meio da Portaria nº 4.101, em dezembro de 2022, entrará em vigor a partir de janeiro de 2024.

No Brasil, com os altos índices de acidentes no trabalho na década de 1970, foi criada a Portaria nº 3.214, publicada em 6 de julho de 1978 no Diário Oficial da União, para promover a saúde, segurança e bem-estar dos (as) trabalhadores (as) em diversos setores de atividade.

Comentários

Além disso, as normas regulamentadoras são uma exigência legal do governo, e o seu não cumprimento pode levar a multas e suspensão das atividades enquanto a situação não for regularizada.

As vinte e oito normas regulamentadoras elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego contaram com a participação da Fundacentro na criação, nas posteriores revisões e na elaboração de novas NRs, com fornecimento de subsídios técnicos.

A Norma Regulamentadora nº 04 exige a contratação de profissionais de saúde e segurança do trabalho nas empresas, conforme a quantidade de funcionários e o grau de risco da atividade exercida. Levando esses dois fatores em conta, a organização pode ser obrigada a contratar um determinado número de técnicos, engenheiros, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho. É possível consultar os requisitos no anexo da NR-04.

Quais são as 37 normas regulamentadoras?

Caso seja constatado que a empresa não está cumprindo com alguma norma regulamentadora, a mesma fica sujeita a sanções administrativas, trabalhistas, tributárias, cíveis e até criminais.

A Norma Regulamentadora nº 01 é a norma que serve como base para todas as outras, além de estabelecer diretrizes para elaboração de alguns documentos. Toda empresa precisa conhecer a NR-01 para entender como deve ser feito o gerenciamento dos riscos no ambiente de trabalho.

Ou seja, o empregador pode ser penalizado com multa, suspensão das atividades, pagamento de pensão e/ ou despesas médicas para trabalhadores afetados e, dependendo da gravidade do caso, pode responder por crimes como lesão corporal e homicídio (caso um trabalhador venha a falecer por conta da negligência da empresa).

Em 2023, a Portaria criada em 1978 completou 45 anos de existência e é considerada um marco para a segurança e saúde no trabalho no país. Atualmente existem 38 normas regulamentadoras, que podem ser consultadas na página do Ministério do Trabalho e Emprego.

A NR-01 foi publicada em 1978, e desde então as normas regulamentadoras vêm sendo atualizadas e publicadas regularmente. Atualmente, existem 37 normas regulamentadoras publicadas, sendo 35 vigentes, vamos ver quais são elas:

Ela inclui adaptação às condições de trabalho para que proporcionem conforto, e isso envolve até mesmo a organização e escolha dos móveis a serem utilizados pelos funcionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Vale saber que, embora, existam 37 Normas Regulamentadoras, visando proteger a saúde e a segurança física dos trabalhadores brasileiros, só 36 estão em vigor, já que uma dessas normas foi revogada. Vamos saber quais são as NRs existentes:

É graças a elas, por exemplo, que os trabalhadores têm direito aos equipamentos de proteção individual (EPI) de que precisam para realizar suas atividades, sem ter que arcar com qualquer despesa.

Gerenciar toda a parte de Segurança e Saúde do Trabalho não é uma tarefa fácil, e o SOC é um software completo para te ajudar nessa tarefa, dessa forma é possível gerir e acompanhar diversas funcionalidades que auxiliam no atendimento às NR’s de forma ágil e totalmente online.

O que é ordem de serviço NR 01?

Ordem de Serviço é um documento para orientar e informar os trabalhadores da empresa, quais são os riscos que irá encontrar no ambiente de trabalho e na execução de suas atividades, para que o mesmo possa ter alguns cuidados e realizar procedimentos para sua proteção.

O que mudou na NR 09?

A principal alteração na NR-09 foi a inclusão do Anexo 3, que define critérios para prevenção dos riscos à saúde dos trabalhadores decorrentes das exposições ocupacionais ao calor.

Qual o nome da NR 9?

CONHEÇA A NORMA REGULAMENTADORA 9. A NR-09 diz respeito ao programa de prevenção de riscos ambientais(PPRA), como o próprio nome nos sugere, o PPRA é a NR que está relacionada ao controle e prevenção de acidentes ambientais.

Quais são os objetivos da NR 9?

Possui por objetivo avaliar, definir e controlar os riscos ambientais originados nos postos de trabalho, que possam provocar danos à saúde, integridade física e bem estar dos trabalhadores. Tendo em consideração a proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais.