Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. ... A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.
A técnicas desenvolvidas pela fotografia surrealista buscavam alterar a percepção da realidade, criando imagens e combinações que ganhavam um aspecto alucinatório e enigmático.
A principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, ultrapassando os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através da arte. ... O Surrealismo também valorizava os sonhos, as fantasias e a reação automática em suas obras.
Olá! O Surrealismo como movimento artístico e literário de origem francesa, caracteriza-se pela expressão dos pensamentos de maneira espontânea, permitindo que o artista despreze a lógica e represente da forma que quiser sua arte, sem seguir padrões morais e sociais.
No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. As suas obras costumam usar seres inanimados e juntar elementos que não tem nenhuma ligação, propondo uma verdadeira brincadeira do estado mais irracional que a imaginação possa estar.
O Manifesto Surrealista, publicado em 1924 por André Breton, propunha aos artistas em geral que expressassem livremente o pensamento em sua forma espontânea e irracional. Esse foi um movimento que interferiu de maneira fantasiosa na realidade e buscou representar o subconsciente na forma de obras de arte.
O surrealismo criticou a racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos, abarcando uma grande quantidade de artistas, entre eles, podemos citar: na literatura, André Breton, Louis Aragon, Philippe Soupault e outros; nas artes plásticas, Joán Miró, Max Ernst, Salvador Dalí e outros; na ...
Qual a relação entre Freud e o Movimento Surrealista? O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
Essa perspectiva levou esses artistas a buscarem inspiração na obra do psicanalista Sigmund Freud, trazendo para a arte o irracional, o inconsciente, explorando o imaginário e os impulsos ocultos da mente.
Podem-se destacar as seguintes características da pintura do Surrealismo:
Existem diversas técnicas usadas pelos artistas surrealistas em suas obras, entre elas estão:
Características impressionantes, como a não-lógica, a negação dos valores burgueses vigentes (como a honra, a pátria, o trabalho, a religião e a família) e a tentativa de expressar aquilo que é verdadeiro na mente, ou seja, aquilo que está no inconsciente, fazem parte do objetivo das artes surrealistas.
Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão:
Na literatura, foi adotada a técnica de uso livre de palavras, enquanto na pintura o sonho e o inconsciente eram pintados.
Modernismo
As ideias surrealistas vieram para o Brasil na década de 1930 e foram absorvidas pelo movimento Modernista. A pintora Tarsila do Amaral e o escritor Ismael Nery foram os mais influenciados. ... A Semana de 22 foi o ápice do movimento Modernista no Brasil.
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França na década de 20. ... Os autores surrealistas sofreram influência direta dos estudos de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, considerado como expressão máxima da liberdade humana.
1. A Persistência da Memória (1931) – Um dos quadros mais reproduzidos de Dalí, com seus relógios maleáveis, como se fossem feitos de cera derretida. 2. Girafa em chamas (1937) – No quadro, há a presença de imagens recorrentes de Dalí: uma girafa flamejante e o corpo humano com gavetas entreabertas.
André Breton
O surrealismo, liderado pelo artista André Breton, despontou em Paris em 1924. Pautado no subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva, fantástica e onírica.
Como o movimento dada, o surrealismo apresenta-se como crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes mas modelos culturais, passados e presentes. ... A crítica à racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos reúne artistas de feições muito variadas.
O surrealismo abstrato não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
O Surrealismo teve mais expressão em áreas como o Cinema, a Fotografia, a Literatura, o Teatro e as Artes Plásticas. Características: ... Os Sonhos e desejos são o material favorito dos surrealistas. O artista tenta colocar em contacto o seu subconsciente com a obra de arte, eliminando a consciência no acto criativo.
Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. O surrealismo foi, por excelência, a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente (4).
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.