Existem duas formas da água ser cobrada em condomínios: Cobrança individual: o sistema de distribuição de água mede o consumo de cada unidade e permite a cobrança por unidade. Ou seja, você paga apenas aquilo que a sua unidade consome.
A individualização de água em condomínio é feita através da instalação de hidrômetros. Esse equipamento é capaz de medir o consumo de água de cada unidade, individualmente. Desta forma, o morador paga apenas pelo o que consumiu.
Claro que pode dividir pelo número de pessoas, se a convenção estipular desta forma. Não é ilegal porque o art. 1.
A cota da unidade, então, é multiplicada por dois, pois engloba a água mais o esgoto. Esse valor multiplicado se torna uma taxa fixa. Após essa conta, o que sobejar do valor total devido da conta de água, é rateado entre as unidades de acordo com o que cada apartamento gasta de gás.
Imagina chegar em casa, no final de um dia cansativo e não ter energia....Negociar com Enel
Como economizar energia e diminuir em até 30% a conta de luz
Você deverá entrar com um pedido de ligação nova junto a concessionária da sua localidade. Antes porém você deverá montar o novo padrão de entrada, ou seja, o profissional eletricista vai preparar o local onde será instalado o novo medidor de energia ("relógio). Lembrando que os documentos e endereço devem estar OK.
CPFL Paulista: pelo site www.cpfl.com.br; Central de Atendimento 10 (atendimento 24 horas e com ligação gratuita) ou nas Agências de Atendimento. CPFL Piratininga: pelo site www.cpfl.com.br; Central de Atendimento 70 (atendimento 24 horas e com ligação gratuita) ou nas Agências de Atendimento.