Resposta. É obrigação da família,da comunidade,da sociedade,do poder Público assegurar ao idoso,com absoluta prioridade,a efetivação do direito à vida,à saúde,à alimentação,à cultura,ao esporte,ao lazer,ao trabalho,à cidadania,à liberdade,à dignidade,ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A partir do momento que um adulto entra para a melhor idade (fica idoso) ele perde boa parte de seus reflexos, assim tendo mais possibilidades de sofrer algum acidente, por isso Orlan almeida criou este dispositivo, para facilitar o contato com a família de quem corre perigo.
Encarar o envelhecimento de forma natural ou com sofrimento depende muito dos valores culturais e ambientais que a pessoa cultiva. "As perdas funcionais são inevitáveis. Mas a qualidade de vida pode e deve ser estimulada com atividades sociais, de lazer e de ocupação.
Envelhecer ativamente diz respeito à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, objetivando uma vida saudável e uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive, as que são frágeis, ?
Resposta. As pessoas veem os idosos com desprezo , pela idade! Muitas vezes pelos problemas : Falta de audição , dificuldades na expressão na fala e etc , Mais muitas pessoas boas gostam e tratam bem seus antecessores e ultilizam seus exemplos de vida :) Espero ter ajudado bjs Bons Estudos !
Na Grécia Antiga não se verifica uma unidade de tratamento para com os mais velhos. Pode-se dizer que a velhice era mesmo uma etapa da vida temida pelos gregos, principalmente pela civilização helênica, onde o vigor característico da juventude era muito valorizado.
Alguns autores, tais como Debert (1998) e Bosi (1994), definiram o termo “velhice” como sendo a última etapa do ciclo da vida, independente de condições de saúde e hábitos de vida, podendo ser acompanhado de perdas psicomotoras, sociais e culturais.
Para o idoso, a família é o principal objetivo e fonte de amor, carinho e companhia. ... Portanto, é importante lembrar que o amor e carinho devem ser transmitidos ao idoso para que ele não se sinta abandonado e não tenha doenças psicológicas causadas pelas negligências da família.
De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.
Direito ao respeito: inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso; Direito à moradia digna: com sua família ou em instituição pública ou privada; Direito à gratuidade de medicamentos, próteses e quaisquer recursos relativos a tratamento, habilitação ou reabilitação do idoso, em esferas públicas.
Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos
O que é o Estatuto do Idoso
Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.