A apneia (ausência de respiração) da prematuridade é uma pausa na respiração que dura 20 segundos ou mais no bebê nascido antes de 37 semanas de gestação e que não tem um distúrbio de base causando a apneia.
Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias.
Dependendo desses sintomas, ele pode ser encaminhado a um otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo a um dentista.
Qualquer médico que tenha em mãos o receituário azul, tipo B, pode receitar medicamentos como Rivotril. Porém, o rivotril é uma medicação tarja preta, que causa dependência física e psíquica, e só deve ser usado com prescrição médica rigorosa, geralmente indicado por médico psiquiatra, e não um médico generalista.
Atualmente existe uma especialidade médica chamada Clínico do Sono. Esse especialista é o mais recomendado para diagnóstico e tratamento dos transtornos do sono.
Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.
As causas dos distúrbios podem ser por alterações cerebrais, por desregulação entre o sono e a vigília, alterações respiratórias ou por transtornos do movimento. Eles podem surgir em qualquer idade, apesar de serem mais frequentes em crianças ou idosos.
Conheça os fatores que interferem no sono com qualidade
Evite tirar sonecas de mais de 20 minutos, especialmente na parte da tarde. Se você acordar à noite e não conseguir voltar a dormir após 20 minutos, não fique deitado em agonia encarando o relógio. Saia da cama e faça algo que o distraia e relaxe, como ler um livro. Volte à cama quando se sentir sonolento.
Não consigo dormir, o que fazer?
O fato de sentir sono e não conseguir dormir pode ser sim uma característica clínica de quem tem insônia. Os insones permanecem constantemente em um estado de hiperalerta, ou seja, todo o sistema nervoso está ativado a maior parte do tempo, o que impede a capacidade de relaxamento, por exemplo.