Conduta Ética Agir com ética e respeito é um comportamento assertivo que jamais deve ser deixado de lado, pois o líder está sempre sendo observado por seus profissionais e tudo que ele pensa e faz é avaliado.
Uma pessoa assertiva se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos. Isso porque os assertivos sabem exatamente o que querem para sua vida, posicionando-se sempre de forma firme e educada.
Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.
Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.
As decisões assertivas são o ponto crítico para o alcance de resultados. Escolhas erradas podem levar a problemas ou crises, enquanto escolhas certas geram recompensas e satisfações. ... Até mesmo para quem usa o GPS, Waze ou Google Maps, é uma escolha ligá-lo e até mesmo seguir ou não o trajeto que ele está sugerindo.
Uma imagem pessoal positiva e assertiva é um grande diferencial que pode fazer com que os clientes escolham você, seu produto ou serviço. Quando pessoas e marcam melhoram as impressões que transmitem aos contratantes, elas são muito mais bem-sucedidas nos negócios.
No que respeita à linguagem não-verbal, o comunicador assertivo controla bem as suas emoções, apresentando uma atitude empática, uma postura correta e gestos moderados; mantém o contacto visual com o interlocutor e uma boa expressividade facial.
Empatia: “Demonstrar compreensão das necessidades, interesses e perspectiva do outro lado, sem necessariamente haver concordância”. ... Assertividade: que é a capacidade de “defender suas próprias necessidades, interesses e perspectivas”, sem agressividade ou aceitação passiva de algo que discorde.
Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras. Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.
Para nos comunicarmos de forma clara, é essencial que saibamos escolher a linguagem e o tom adequados para se usar com cada interlocutor, já que ninguém se comunica da mesma maneira. É o caso de utilizar uma linguagem informal, um tom debochado e pouco profissional com o seu chefe.
Diante disso, a comunicação assertiva é de fundamental importância, pois, a partir do momento que as informações e as mensagens que se quer e que precisam ser transmitidas, realmente e verdadeiramente, são passadas com transparência, com objetividade, clareza, coerência e coesão, as chances de que a sua interpretação ...
Veja algumas dicas para escrever e-mails claros e assertivos:
Mas como se comunicar de forma clara?
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.